Um relatório divulgado na última semana no mundo inteiro pela Ford destacou dez hipóteses de tendências para caracterizar o consumo no ano que vem.
As tendências globais buscam explicar como a tecnologia poderá afetar as escolhas e o comportamento dos consumidores. Estudo indica que as pessoas vão reavaliar a sua relação com a tecnologia no ano que vem, equilibrando a necessidade de estar sempre conectado com uma nova valorização da qualidade do tempo passado "off-line".
De acordo com o relatório, as pessoas querem mesmo é aproveitar seu tempo livre para refletir sobre questões existenciais e o que ‘realmente’ importaria: amigos, família, comunidade. Há ainda uma nostalgia quando se pensa em tempos anteriores, quando tudo parecia ser mais calmo e sereno. Em uma dissertação quase que psicanalítica, foi ‘descoberto’ que o verdadeiro confronto reside em escolher: manter-se atualizado com uma sociedade sempre conectada ou encontrar satisfação em momentos longe do mundo digital.
No documento, a empresa automotiva busca monitorar as mudanças ocorridas nas áreas social, tecnológica, econômica, ambiental e política para entender o que motivariam as atitudes e comportamentos dos consumidores e como isso afeta o segmento de automóveis. Confira como será o consumo no ano que vem.
1. O Silencioso Motim da Inovação – a inovação rápida e radical está cada vez mais institucionalizada e onipresente – mudando fundamentalmente o modo como as pessoas trabalham, jogam e se comunicam.
2. Velha Escola – Os consumidores estão romanceando como as coisas costumavam ser, encontrando conforto e conexão em produtos, marcas e experiências que inspiram a nostalgia.
3. Significativo x Homem Comum – Buscando conexões mais próximas com os varejistas e prestadores de serviços, os consumidores estão à procura de histórias de identidade e significado nos produtos e serviços.
4. Statusfera – Em todo o mundo, os consumidores estão ampliando as maneiras de mostrar sua riqueza – às vezes de forma gritante, outras sussurrando –, derrubando as manifestações tradicionais de status e influência.
5. Busca de Aprovação – Em um mundo de hiper-auto-expressão e exposição pública nos meios digitais, os consumidores estão criando uma identidade pública que pode precisar de ainda mais aprovação que a sua verdadeira personalidade.
6. Medo de Perder/ Alegria de Perder – Um cabo de guerra está surgindo, em que a satisfação da perda desafia o tradicional medo de perder. De um lado, os consumidores querem continuar tirando proveito de tudo à sua disposição. De outro, estão conscientes da necessidade de focar, e desfrutar, o que mais importa.
7. Micromomentos – Com tanta informação ao nosso alcance, o tempo livre abriu espaço para que cada momento seja preenchido com doses de informação, educação e entretenimento – aparentemente embalando nossas vidas com a produtividade.
8. Mito da Multitarefa – Em um mundo moderno cada vez mais multitarefa e saturado de telas, estão surgindo evidências de que quando fazemos tudo de uma vez sacrificamos a qualidade – e muitas vezes a segurança – de cada coisa que fazemos.
9. Fronteira Feminina – O perfil das mulheres ganhou um novo destaque; mudanças demográficas estão transformando a dinâmica e a definição das famílias. Juntos, mulheres e homens vão redefinir os papéis e responsabilidades em 2014.
10. Sustentabilidade Azul – O mundo tem se fixado em ser "verde" e agora a atenção vai além da reciclagem e da vida eco-chique, com uma preocupação crescente com o poder e o valor da água do planeta.
Fonte: Uol - Consumidor Moderno
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