quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Brasil financiará produção de inovadora vacina contra meningite B


O BNDES informou nesta terça-feira ter aprovado um crédito de R$ 804 milhões para que a multinacional Novartis produza no país componentes da Bexsero, uma inovadora vacina contra a meningite B recentemente desenvolvida.

O empréstimo aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está destinado à construção de uma fábrica de biotecnologia em que a Novartis Biociências, subsidiária da multinacional no Brasil, que produzirá três dos quatro tipos de proteínas usados na fórmula da vacina.
"Trata-se da primeira vacina no mundo contra meningite B a ser produzida a partir de uma tecnologia pioneira em que a medicina é fabricada com base em informação genética", informou o banco.
As proteínas são produzidas em células da Escherichia coli por meio de tecnologias genéticas.
A fábrica será construída em Jaboatão dos Guararapes, no interior de Pernambuco.
Os antígenos serão exportados à Itália onde a multinacional produz a vacina, que começou a ser distribuída este ano na Europa e que é considerada como a mais segura e eficaz já desenvolvida contra a doença.
"A tecnologia para os processos produtivos dos antígenos fabricados no Brasil será transferida por uma unidade da Novartis na Áustria. O projeto contribuirá para a inserção do Brasil na rota tecnológica da biotecnologia", comentou o BNDES. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário