segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Dicas para fugir da inadimplência e limpar o nome

Dicas ajudam quem está com o nome inscrito em serviços de proteção ao crédito
Muito consumidor recorre aos empréstimos em financeiras para acabar com as dívidas e limpar seu nome, sem se dar conta das altas taxas de juros cobradas, explica a defensora pública do Estado do Rio Larissa Davidovich.
— Na hora do sufoco, a pessoa não reflete sobre o assunto — diz a especialista.
Soraia Panella, coordenadora de atendimento do Procon-RJ, afirma que, somente depois de começar a pagar as prestações é que muitos percebem que não podem arcar com os custos do “efeito bola de neve”. É quando procuram o órgão de defesa do consumidor, que recebeu 33 reclamações sobre a Agiplan e 137 sobre a Crefisa desde janeiro, a maioria sobre juros elevados.
Veja algumas recomendações para fugir do problema.
Renegociação
Para limpar o nome, o consumidor deve buscar as empresas com as quais está em débito para renegociar as dívidas, explica Sonia Amaro, supervisora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste).
Orientação
Quem ainda não tem certeza se vale a pena pegar um empréstimo pode contar com os esclarecimentos do Procon.
Informação
Quem precisa pegar um empréstimo deve saber, no ato da contratação, qual é o Custo Efetivo Total (CET) da operação. Se isso não for informado ou se o contrato não for entregue, é possível registrar uma queixa no Banco Central (BC), pelo 0800-979-2345, diz Rafael Paschoarelli, professor de Finanças da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, da Universidade de São Paulo (FEA/USP).
Ferramenta
Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, diz que a empresa tem um portal (www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online) que ajuda o consumidor a renegociar com os credores.
Fonte: Extra - Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário