Buscando
a qualidade na prestação dos serviços e a defesa dos direitos dos mais
de 63 mil estrangeiros e 327 mil brasileiros que visitarão São Paulo
durante a Copa do Mundo, o governo estadual por meio da Secretaria de
Justiça e da Defesa da Cidadania e o Procon-SP firmaram uma parceria
para atuarem em conjunto. O objetivo é ajudar os visitantes a resolver
eventuais conflitos nas relações de consumo, como atrasos de voos,
bagagens extraviadas, problemas com transporte terrestre, queixas sobre
hospedagem e alimentação, além de dúvidas e imprevistos com segurança e
operações bancárias.
As
ações foram apresentadas na semana passada ao Comitê Técnico de Consumo
e Turismo, da Secretaria Nacional do Consumidor, com o propósito de
articular estratégias em defesa dos direitos do consumidor e do turista.
O órgão é formado por representantes do Mistério do Turismo, da
Secretaria de Aviação Civil, dos ministérios da Saúde e dos Transportes,
da Embratur, da Anac, da Infraero, da ANTT e da Anvisa, entre outros.
“A
Copa do Mundo será uma oportunidade para o Brasil mostrar a qualidade
de serviços de hospedagem, transportes e atendimento de bares e
restaurantes”, disse o secretário nacional de Políticas de Turismo,
Vinicius Lummertz, que participou da reunião representando o Ministério
do Turismo.
O canal de reclamações em caso de conflitos e problemas ligados ao consumidor em São Paulo, será um hotsite hospedado no portal do Procon-SP.
Lá o turista terá à disposição formulários específicos para cada
demanda, onde poderá pontuar suas reclamações em busca de solução do
problema. A ferramenta terá ainda informações sobre os direitos do
consumidor, aeroportos, aluguéis, segurança e telefones úteis, além de
cartilhas trilíngues, tutoriais e aplicativos para serem baixados para o
celular. O site vai centralizar as demandas. O canal estará acessível a
partir de junho.
Segundo
Paulo Arthur Góes, diretor executivo do Procon-SP, a entidade terá uma
atuação integrada com 11 órgãos de defesa do consumidor dos municípios
que receberão as seleções estrangeiras e torcedores. As cidades são
Águas de Lindóia (Costa do Marfim), Campinas (Portugal e Nigéria), Cotia
(Colômbia), Guarujá (Bósnia), Guarulhos (Irã), Itu (Rússia e Japão),
Mogi das Cruzes (Bélgica), Porto Feliz (Honduras), Ribeirão Preto
(França), Santos (México e Costa Rica) e Sorocaba (Argélia).
Caberá
ao Procon fazer a articulação como entidades setoriais, como o Fórum de
Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Associação Brasileira da
Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurante
(Abrasel), para que cada um deles disponibilize um canal específico
para a recepção e tratamento das demandas recebidas via hotsite, e que
consigam dar efetividade aos atendimentos.
O Procon também está preparando ações práticas de fiscalização em pontos estratégicos como aeroportos e rodoviárias, e nas atividades mais diretamente envolvidas com o atendimento ao consumidor e ao turista.
O Procon também está preparando ações práticas de fiscalização em pontos estratégicos como aeroportos e rodoviárias, e nas atividades mais diretamente envolvidas com o atendimento ao consumidor e ao turista.
Fonte: Uol - Consumidor Moderno
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