quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Anefac prevê alta na taxa de juros

Image result for Anefac prevê alta na taxa de juros
A Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) prevê que as taxas de juros das operações de crédito continuarão a subir nos próximos meses.

Em janeiro, a taxa média para pessoa física chegou a 6,39% ao mês (110,29% ao ano), 0,09 pontos percentuais maior do que os 6,3% ao mês (108,16% ao ano) de dezembro.
Das seis linhas de crédito pesquisadas, o cartão de crédito manteve taxa de juros média estável, enquanto as outras (juros do comércio, cheque especial, CDC, financiamento de automóveis, empréstimo pessoal) registraram elevação durante o mês.
No caso da pessoa jurídica, das três linhas de crédito pesquisadas, todas registraram elevação. A taxa de juros média passou de 3,54% ao mês (51,81% ao ano) em dezembro para 3,67% ao mês (54,11% ao ano) em janeiro.
Para o diretor executivo da entidade, Miguel Ribeiro de Oliveira, o aumento dos índices pode ser atribuído à alta da taxa básica de juros promovida pelo Banco Central em 21 de janeiro.
“Outro fator está relacionado ao cenário econômico nacional, que sofre consequências das altas inflacionárias e da aplicação de juros maiores, e implicam, diretamente, na redução da renda familiar e no aumento da inadimplência”, diz a Anefac.
De acordo com a associação, há uma tendência de que as taxas de juros aumentem nos próximos meses, em função do crescimento do risco de elevação dos índices de inadimplência e as prováveis novas altas da taxa básica de juros.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário