quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Comércio tenta salvar movimento fraco com Black Friday fora de época


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Comércio tenta salvar movimento fraco com Black Friday fora de época

Dia 15 de março é o dia do consumidor Brasil. Para comemora-la, de acordo com reportagem do Jornal do Comércio, a ideia foi criar uma espécie de Black Friday fora de época, o festival de ofertas será comemorado no próximo dia 18 e será usado como uma tentativa de aumentar as vendas, consideradas fracas, do período. Como a informação é a maior arma que o cidadão pode usar para se proteger, que tal lembrar do balanço que fizemos sobre a data?

Maior aprendizado foi do consumidor

A Black Friday Brasil 2014 terminou com mais de 12 mil reclamações feitas pelos consumidores e mais de 1,3 milhão de acessos no Reclame AQUI, seja para registrar queixas ou conferir a reputação das empresas. Esses números mostram o amadurecimento do consumidor brasileiro, para Felipe Paniago, diretor de marketing do Reclame AQUI “quem mais aprendeu com as Black Fridays passadas foram os consumidores”. Para ele um sinal desse aprendizado é o fato de que os acessos mais que dobraram desde a Black Friday de 2013, mas as reclamações tiveram um crescimento de apenas 50% entre as duas edições.

Motivo das queixas

Entre as dificuldades mais relatadas pelos consumidores estão problemas na navegação nos sites de comércio eletrônico (seja ao tentar acessar o site ou mesmo depois de já ter colocado algum produto no ‘carrinho’), maquiagem de preço, sumiço de produtos do carrinho virtual, problemas no pagamento e preços elevados de frete para “compensar” os descontos. Prazos excessivos para entrega de produtos também foram alvo de queixas.

Ranking Black Friday 2014

O ranking consolidado de empresas mais reclamadas foi encerrado com a Americanas.com na liderança, com 1.219 reclamações, seguida pelo Submarino, com 1.095 reclamações registradas pelo consumidores. Em terceiro lugar, ficou a Saraiva, reunindo as operações online e offline. O Shoptime chegou à quarta posição do ranking, graças a um tipo de problema que se repetiu dezenas de vezes: o "sumiço" dos pedidos feitos pelos consumidores. Em muitos casos, eles não conseguiam visualizar os pedidos realizados e já finalizados no site.
A loja virtual Kabum! também chegou à 5ª posição de glória duvidosa, com muitas acusações feitas pelos consumidores de maquiagem de preços, propaganda enganosa e troca de valor e condições de pagamento no momento da compra. Esses problemas fizeram a Kabul superar a Netshoes 6ª colocada, que esteve entre as primeiras posições com seu site fora do ar e sem acesso completo por horas. O sétimo lugar ficou com o Extra.com.br, que teve 158 reclamações, muitas delas concentradas depois do período de instabilidade que o site enfrentou.
Fonte: Reclame Aqui

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