sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Dicas para um carnaval consciente e sustentável


Image result for Dicas para um carnaval consciente e sustentávelFantasia reciclada
Ao utilizar a fantasia mais de uma vez, seja customizada ou emprestada, o consumidor dilui ao longo do tempo os impactos negativos ocorridos na produção dos materiais que compõem a vestimenta. A prática evita que seja jogada fora, aumentando a quantidade de lixo produzido desnecessariamente.
Lugar de lixo é no lixo
Após a passagem dos blocos, a sujeira reina. O lixo acumulado nas calçadas entope bueiros e aumenta o risco de enchentes. O consumidor consciente pode evitar isso se levar um saco para guardar o seu lixo e descartá-lo em local apropriado.
Consciência na estrada
Fazer uma vistoria geral no veículo antes de viajar é um medida de segurança e também de impacto ambiente. A regulagem do motor pode reduzir em até 5% o consumo de combustível e a diminuir a emissão de gases de efeito estufa.
Diga não à pirataria
Ao comprar artefatos de festa, CDs e DVDs, o consumidor pode exigir dos fornecedores nota fiscal, evitando a sonegação de impostos e estímulo à produção ilegal. Além disso, produtos piratas podem por em risco a segurança e saúde do consumidor.
Desplugue-se
Antes de viajar ou sair de casa por períodos mais longos, a dica é tirar os aparelhos elétricos e eletrônicos da tomada para economizar energia. O modo stand-by, acionado quando o aparelho está desligado, mas continua conectado à rede elétrica pela tomada, pode chegar a representar 25% do que seria consumido se o equipamento estivesse ligado.
Economize água
Vários municípios brasileiros, principalmente no Sudeste, estão com sérios problemas de escassez de água. Por isso, é hora de poupar, seja na cidade onde mora ou naquela que irá visitar. Tomar banhos mais curtos e lembrar de desligar o chuveiro enquanto se ensaboa são formas de poupar água.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário