quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Ministério lança página na internet sobre importância da água na agricultura


Image result for Ministério lança página na internet sobre importância da água na agriculturaA ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, lançou na tarde desta quarta-feira (11) o hotsite Água na Agricultura, com o objetivo de disponibilizar informações sobre efeitos da falta de recursos hídricos na lavoura. O serviço disponibiliza soluções tecnológicas para o melhor uso da água na produção vegetal e na criação de animais. A página na internet também reúne pesquisas e dados organizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Nacional de Águas (ANA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, esta é só a primeira etapa de um projeto maior. A ideia, segundo ele, é ter informações qualificadas reunidas em um só espaço. “O projeto demonstra a grande capacidade que temos e a quantidade enorme e fantástica de informações disponíveis nas instituições. Com essa parceria a gente conseguiu reunir as informações para desenvolver esta versão da plataforma."
Segundo Kátia Abreu, o objetivo é unir informações tecnológicas e presenciais, além de fazer com que esse conhecimento chega a quem precisa. “Os produtores rurais, muitos estão agora no planejamento da segunda safra de milho, de feijão, então será muito útil para eles, na hora de fazer o planejamento, quando esses números e dados estão à disposição”, disse. “São informações preciosas. As pessoas precisam conhecer que o Brasil está evoluindo e tem instrumentos para se precaver”, completou.
O hotsite também vai relacionar projetos de pesquisa que buscam maneiras para a capitação e armazenamento da água das chuvas para irrigação. De acordo com a ministra, a ideia cada vez mais é não ficar à mercê da chuva, sem saber se ela vem ou não. “Temos que aproveitar ao máximo as chuvas e fazer reservatórios. Np hotsite temos muitas opções para os produtores. As pessoas podem lançar mão para juntar água da chuva. Isso é um instrumento usado quase no mundo inteiro. Precisamos, com as crises, amadurecer, aproveitar e mudar as culturas que temos no dia a dia, e água de chuva precisa ser reutilizada.”
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário