terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Fabricação de uma calça jeans consome 11 mil litros de água


Você já parou para pensar que praticamente tudo precisa de água para ser produzido? Para fazer uma calça jeans, por exemplo, você sabe quantos litros de água são gastos? Onze mil litros. É muita água. Saiba o que alguns lugares do mundo que sofrem com a falta d'água fizeram para evitar o desperdício desse bem, que é tão precioso.
Uma força irresistível, que molda as paisagens mais impressionantes do planeta e que é a geradora de toda a vida que existe na Terra. Água nova não é criada. Nos 4,5 bilhões de anos do planeta, a mesma água circulou por todos os seres vivos. Literalmente, nós e os dinossauros bebemos da mesma fonte.
E a água em estado líquido parece um milagre. Se a Terra estivesse apenas 5% mais perto do Sol, seria um inferno, como Vênus. E se estivéssemos apenas 3% mais afastados, seria um deserto congelado, como Marte.
O planeta tem 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água. Uma quantidade gigantesca, inimaginável. Mas, se desconsiderarmos a água salgada, que não podemos usar, e a água congelada nos polos, apenas 0,02% de água do planeta está disponível para bebermos, usarmos na agricultura e na pecuária. Não mais do que isso. É tudo que nós temos para usar. E usamos, e desperdiçamos, sem pensar muito a respeito. Quantos litros de água você acha que consome por dia? Vinte? Cem?
Quase tudo que comemos e usamos gasta quantidades imensas de água, consumidas pela indústria e agricultura. Veja alguns exemplos:
- para cultivar uma alface, são 40 litros;
- são 140 litros para fazer apenas uma xícara de café;
- 3,4 mil litros para produzir um quilo de arroz;
- fabricação de uma calça jeans consome 11 mil litros de água;
- 1 kg de carne gasta inacreditáveis 15 mil litros, usados para cultivar grãos que alimentam o gado, dar de beber a ele e manter o pasto.
De outro lado, um bilhão de pessoas não têm acesso à água potável. “Eu nunca bebi água limpa na minha vida. Eu não sei que gosto ela tem”, diz a aldeã Kanouté.
Quatro mil crianças morrem todos os dias por doenças provocadas por água contaminada e muitas guerras provocadas pela água já estão sendo travadas.
O ser humano sempre se alojou em locais perto de rios e lagos, de onde podia tirar o sustento. Foi nesses locais que se desenvolveram as maiores cidades do mundo. Muitas hoje sofrem com a falta de água para sustentar as suas enormes populações. Exatamente o que está acontecendo com São Paulo e o Rio de Janeiro.
Fonte: Reclame Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário