quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Saiba o que fazer quando seu carro zero sair com defeito da concessionária


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Image result for Saiba o que fazer quando seu carro zero sair com defeito da concessionáriaPainel solto, escapamento enferrujado, ar-condicionado que não liga e maçaneta quebrada nem sempre são problemas encontrados em carros usados. Muitos desses defeitos de qualidade podem ser identificados em carros novos, por isso o consumidor precisa ficar atento na hora de retirar o veículo zero da concessionária.
O Código de Defesa do Consumidor classifica esses problemas de qualidade como “vícios”. O vício ocorre quando o produto não atinge o fim a que se destina – mais conhecidos como defeitos e avarias decorrentes de sua fabricação, e não do mau uso ou desgaste natural. 
Regras são estabelecidas, também pelo CDC, para que a concessionária ou a montadora resolvam o problema. Em casos extremos, o cliente tem o direito de exigir o dinheiro de volta e até a troca do carro. 
Como se proteger do vício
Uma medida importante para se proteger desse tipo de problema é checar detalhadamente todo o carro antes de sair da loja. Dessa maneira, resta pouca margem, na maioria dos casos, para a concessionária argumentar que o problema aconteceu por uso incorreto do carro.
Quando tratamos de defeitos de fabricação, a própria lei dá um prazo para que o consumidor efetue sua reclamação junto ao fornecedor e exija a reparação do produto defeituoso. A este prazo, damos o nome de garantia legal e será ela que irá ajudar o consumidor na hora de reclamar dos vícios (defeitos). 

Conseguir uma cópia da ordem de serviço da concessionária, que contém uma lista de possíveis defeitos, também pode ser bem útil, pois o papel pode servir como comprovante de reclamação.  
Fonte: G1 (via O Diário)


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