É
comum, no momento da compra de eletrodoméstico ou eletroeletrônico, o
vendedor sugerir prolongar a garantia do produto. Conhecida como
Garantia Estendida, tal oferta é uma modalidade de seguro e, como tal,
possui cláusulas de exclusão de cobertura, que devem ser devidamente
informadas no contrato. Sua comercialização não pode ser atrelada a
descontos ou embutida no valor da compra. Este é o tema de hoje na nossa
série "Cinco Dicas".
1. Comercialização
Ao comprar um produto, caso haja oferta de garantia estendida, o
consumidor deve ser informado sobre as condições desta contratação. O
valor do seguro não pode ser embutido no preço e a aquisição da nova
garantia não pode ser atrelada à concessão de descontos. Tais práticas
são consideradas abusivas, e podem render punições ao estabelecimento e à
seguradora.
Se optar pela contratação, o consumidor deve receber o comprovante de cada uma das transações.
2. Condições de cobertura e tipos de seguro
Antes da assinatura do contrato, leia atentamente quais as condições
de cobertura, quando ela passa a valer e analise os casos de exclusão
de garantia. Também é importante saber qual é o tipo de seguro que está
sendo oferecido:
- Extensão da garantia original - cobre os mesmos riscos da garantia do fabricante;
- Extensão da garantia original ampliada - cobre mais tipos de riscos e amplia a garantia dada pelo fabricante;
- Extensão da garantia estendida reduzida -
pode contemplar coberturas reduzidas comparativamente àquelas
oferecidas pela garantia do fornecedor. Aplica-se somente ao seguro de
garantia estendida voltado para veículos automotores e para bens que
possuem apenas garantia legal (90 dias).
A vigência, independentemente do tipo escolhido, começa após o término da garantia concedida pelo fabricante.
3. Prazo de Reparo
Caso haja necessidade de fazer uso da garantia estendida, o problema do produto deve ser resolvido em até 30 dias.
O início da cobertura de risco será no mesmo instante do término da
garantia do fabricante. Lembrando que mesmo com a contratação do seguro,
o consumidor tem direito a garantia legal, que prevê um prazo de 90
dias para itens duráveis (eletrodomésticos, eletroeletrônicos, veículos,
etc.). Leia mais sobre tipos de garantias aqui.
4. Valor do prêmio (quanto o consumidor pagará pela garantia estendida)
Analise o valor que será pago pela garantia, calcule, e compare com o
total do produto adquirido. Se possível, ainda pesquise o quanto seria
gasto com um conserto simples. Pesquisar antes de contratar o serviço
pode ajudar o consumidor a decidir se a Garantia Estendida será mesmo
necessária.
5. Cancelamento
O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) definiu, em novembro
de 2013, novas regras para a comercialização da garantia estendida.
Agora o consumidor tem prazo de sete dias pra se arrepender da
contratação do seguro, tendo direito a devolução imediata do valor do
prêmio, pelo mesmo meio que foi realizado o pagamento. Se o prazo de
arrependimento venceu, o consumidor deve informar-se sobre as condições e
procedimentos para o cancelamento do contrato.
Fonte: Procon-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário