segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Sites alertam para a diferença entre foto e realidade de vestidos vendidos pela internet

Comprar um vestido de festa pela internet, principalmente em sites chineses, pode ser uma ideia sedutora, sobretudo pelo preço, em geral bem menor. Mas as barganhas virtuais nem sempre são um bom negócio. Muitas das peças acabam se tornando uma surpresa desagradável no momento da entrega, por apresentarem qualidade, corte, acabamento e até cor bem diferente do prometido nas fotos de divulgação. Além disso, ainda há o problema da falsificação, já que esses sites muitas vezes copiam modelos de grifes de luxo inadvertidamente.
Para denunciar esses sites e produtos e alertar a outras consumidoras sobre o risco que elas correm, alguns sites e páginas no Facebook se dedicam a revelar aos seus seguidores a diferença entre o produto disponível no site e como ele é na vida real. O Knock Off Nightmares - algo como “pesadelo dos produtos piratas”, em português -, é um deles, e coleciona histórias horripilantes, sobretudo de noivas na data que deveria ser o sonho delas. Também há o ‘International Ownership’, focado em combater a pirataria de vestidos de grife. O ‘Brides Beware’ (‘noivas devem ficar atentas’, em português), por sua vez, é focado em vestidos de noiva defeituosos. Veja alguns deles:

Foto: Reprodução / Facebook International Ownership

O vestido branco de noiva com recortes e rendas delicadas à venda na loja DH Gate se transformou em uma peça de corte estranho e cor totalmente diferente na vida real. A montagem é do International Ownership.

Foto: Reprodução / Facebook Brides Beware

O modelo à venda na loja online JJ's house também é muito diferente do que parecia nas lojas de divulgação. O acabamento, o bordado e até as alças do vestido são diferentes das prometidas na foto original. Segundo o Brides Beware, no entanto, a consumidora conseguiu fazer a devolução e o reembolso da compra.

Foto: Reprodução / Knock Off Nightmares

A madrinha de casamento que comprou o vestido verde da foto pelo Ali Express não ficou nada satisfeita com a entrega também. Além da diferença na cor, a modelagem e a qualidade dos acabamentos também é bem diferente da esperada pela cliente. A história foi postada no Knock Off Nightmares.


Materiais mais baratos, de pior qualidade, cortes malfeitos e um tom de rosa totalmente diferente do clarinho original. Esse foi o pesadelo da consumidora que comprou o vestido de madrinha pela internet. A denúncia foi feita pelo International Ownership.
Cuidados na hora da compra
Além de ficar atento às denúncias feitas pelas páginas, a dica principal é pesquisar bem e buscar referências de outras pessoas que tenham feito compras semelhantes pela internet. Trocar experiências é fundamental para não entrar em roubadas. Além disso, uma maneira de tornar as transações com os sites chineses mais seguras é consultar o site Muambator, que possibilita controlar e monitorar as compras na internet. Ele traz discussões sobre assuntos relacionados a compras no exterior e ajuda os consumidores a conhecer produtos e serviços que não são facilmente encontrados na web.
Ler os termos de compra e devolução também é essencial. Outra dica para se resguardar, ainda, é reunir notas fiscais e recibos do envio da embalagem. Em caso de problemas, lembre-se de tirar fotos e ter testemunhas do que aconteceu e procurar o site onde foi realizada a compra para reivindicar os seus direitos.
Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário