A Caixa Econômica Federal ficou em primeiro lugar no ranking
de queixas contra bancos, com mais de 2 milhões de clientes, pelo
segundo mês consecutivo, em janeiro. A instituição financeira havia
liderado as reclamações também em dezembro. Os dados foram publicados ontem (19) pelo Banco Central (BC).
A instituição teve 953
reclamações procedentes e índice de 12,78%. Em segundo lugar na lista
dos bancos de maior porte, ficou o HSBC, com 112 queixas e índice de
10,99%; em terceiro, o Santander, com 234 queixas e percentual de 7,44%;
em quarto, o Bradesco, com 541 queixas e índice de 7,22%, e em quinto, o
Banrisul, com 25 reclamações e percentual de 6,42%.
O índice
representa o número de reclamações da instituição financeira para cada 1
milhão de clientes. Para chegar ao percentual, as reclamações são
divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão.
A posição da instituição financeira no ranking do BC dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais reclamações em números absolutos.
As
irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, ao sigilo ou à
legitimidade das operações ocuparam o primeiro lugar entre as queixas
contra bancos julgadas procedentes. Houve 691 queixas por este motivo em
janeiro. Em segundo lugar, ficou a restrição à execução de
portabilidade de operação de crédito, com 542 queixas.
O terceiro
lugar ficou com débito em conta não autorizado pelo cliente, com 317
menções. Por fim, vieram irregularidades no fornecimento de documento
para liquidar antecipadamente operação de crédito consignado e a
restrição à portabilidade de crédito consignado, que receberam,
respectivamente, 209 e 171 queixas.
Fonte: Agência Brasil
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