Pelo terceiro ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia
(SBD) promove a campanha Dezembro Laranja. Diante da chegada do verão, a
proposta é conscientizar a população sobre a necessidade do combate e
prevenção do câncer de pele.
Para participar, basta acessar o site
da campanha e compartilhar o conteúdo nas redes sociais, utilizando as
hashtags #dezembrolaranja e #controleosol. Também é possível alterar a
foto de perfil no Facebook e no Twitter usando o aplicativo da campanha.
De
acordo com a Sociedade de Dermatologia, o diagnóstico precoce do câncer
de pele é fundamental para o sucesso do tratamento. A campanha reforça,
portanto, a necessidade das chamadas atitudes fotoprotetoras de fácil
execução no dia a dia do brasileiro.
Monumentos iluminados
Diversos
pontos turísticos e monumentos em todo o país ganharam iluminação
especial com a cor da campanha em pontos centrais das cidades no intuito
de reforçar que o câncer da pele pode ser prevenido.
No Rio de
Janeiro, o Bondinho Pão de Açúcar foi o primeiro monumento a abraçar a
causa. No último dia 1º, além de se “vestir” de laranja, o local recebeu
artistas, médicos e outros convidados para o lançamento da campanha,
que contou com a presença da bateria da Escola de Samba Portela.
O
Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, a Pinacoteca Benedicto
Calixto, em São Paulo, a Ponte Newton Navarro, no Rio Grande do Norte e o
estádio Beira Rio, no Rio Grande do Sul também se uniram no combate ao
câncer da pele durante o Dezembro Laranja.
Super Protetor
O
mascote Super Protetor é a estrela de um desenho animado lançado pela
SBD para disseminar o Dezembro Laranja de forma descontraída e
consciente a adultos e crianças. Ele tem como armas de proteção capa,
óculos escuros e protetor solar, além de um relógio para avisá-lo qual o
melhor horário para tomar banho de sol.
O desenho aborda
situações do cotidiano e reforça a necessidade de fotoproteção no dia a
dia, principalmente entre crianças e adolescentes. A entidade alerta que
os efeitos nocivos do sol estão diretamente relacionados a intensidade
da exposição solar desde a infância, sendo cumulativos e irreversíveis.
Cenário
Em
2016, a SBD, junto com o DataFolha, divulgou pesquisa inédita que
imprime a radiografia do hábito de exposição solar do brasileiro. O
estudo traz dados considerados alarmantes pelos dermatologistas:
- 106 milhões de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer – 70% da população acima de 16 anos
- 63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia
-
6 milhões de brasileiros adultos (mais de 4% da população) não se
protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira,
banho de rio ou lago
Dados do Instituto Nacional de Câncer
estimam que, em 2016, foram contabilizados cerca de 176 mil novos casos
de câncer da pele não melanoma no Brasil. Os principais tipos de câncer
registrados no país são os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o
de próstata e o de mama.
Já a Organização Mundial da Saúde prevê
que, no ano 2030, haverá no mundo 27 milhões de casos novos de câncer,
com 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com
câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em
desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por
doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.
Fonte: Agência Brasil
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