quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Medidas anunciadas pelo BC melhoram ambiente de crédito, diz Febraban


Image result for Medidas anunciadas pelo BC melhoram ambiente de crédito, diz FebrabanAs medidas anunciadas ontem (20) pelo Banco Central (BC) para estimular e desburocratizar o crédito contribuirão para melhorar o sistema bancário de forma estrutural e duradoura. A avaliação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Em nota, a entidade informou que os bancos colaborarão com a autoridade monetária para que as ações tenham resultados e ajudem a destravar a economia.
“O conjunto de medidas irá contribuir para melhorar o ambiente de crédito de forma estrutural e duradoura. A Febraban e seus bancos associados darão colaboração ativa e construtiva à autoridade monetária para que as medidas anunciadas tenham bons resultados, no prazo definido, e contribuam para o aumento da oferta de crédito, do investimento e para a retomada da criação de empregos”, destacou o comunicado.
Segundo a entidade, a criação de um grupo de trabalho com participação do setor bancário para propor medidas que reduzam os custos da intermediação financeira é uma excelente iniciativa para reduzir os spreads – diferença entre os juros pagos pelos bancos para captarem recursos e as taxas cobradas dos tomadores de empréstimos.
A Febraban também elogiou o apoio manifestado pelo presidente do BC, Ilan Goldfajn, a medidas de melhoria da educação financeira dos cidadãos, a mecanismos de solução de conflitos que evitem processos judiciais e a iniciativas que ampliem a transparência do sistema financeiro. Para a entidade, medidas estruturais, como a simplificação do depósito compulsório (dinheiro que os bancos são obrigados a depositar no Banco Central), a criação das duplicatas eletrônicas e a regulamentação das Letras Imobiliárias ajudam a reduzir o custo do crédito.
“A agenda anunciada pelo Banco Central também contempla medidas estruturais importantes que contribuirão para dar maior racionalidade e transparência às relações entre o Tesouro Nacional e o Banco Central”, ressaltou a Febraban.
A entidade também elogiou o aperfeiçoamento do cadastro positivo, com o fim da exigência para que os bons pagadores informem a disposição de ter as movimentações bancárias autorizadas. O governo quer inverter o processo e obrigar apenas o cidadão que não queira ter os dados analisados pelas instituições financeiras a manifestarem o desinteresse de aderir ao cadastro positivo.
“O aperfeiçoamento do cadastro positivo, com o fim da responsabilidade objetiva e solidária das fontes de informação e dos usuários do cadastro, aumentará os incentivos para sua mais rápida implantação”, destacou o comunicado.
Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário