quarta-feira, 30 de março de 2016

Consulta do CPF pode ser feita online

Consulta da situação cadastral pode ser feita no site da Receita Federal.Veja como fazer a consulta do CPF online e saiba a importância desse documento.

Numa época em que o meio digital toma conta do dia a dia das pessoas, tudo que pode ser resolvido online acaba se tornando uma maneira de poupar tempo. A consulta do CPF () também seguiu a tendência e já pode ser feita pela web.
O serviço é oferecido no da Receita Federal, do Ministério da Fazenda, e é muito rápido. Basta inserir seu número de CPF e data de nascimento para checar a situação do seu documento.
Consulta do CPF online é superprática
Nessa consulta oferecida pela Receita Federal, você não tem acesso a qualquer tipo de informação referente a dívidas. Trata-se de uma ferramenta que apenas verifica a situação cadastral da pessoa. Abaixo, você confere as situações possíveis:
- Regular: quando não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte
- Pendente de regularização: quando o contribuinte deixou de entregar alguma declaração, como a Declaração Anual de Isento (até 2007) ou alguma declaração do Imposto de Renda nos últimos cinco anos
- Suspensa: quando o cadastro da pessoa está incorreto ou incompleto
- Cancelada: quando o CPF foi cancelado em virtude de decisão administrativa ou judicial, ou ainda por falecimento do contribuinte
- Nula: quando foi constada alguma fraude na inscrição do CPF.
Já na consulta do CPF junto a órgão de , é possível checar informações sobre restrições de compras e contas pendentes no nome daquela pessoa. Esse é um serviço bastante usado quando um indivíduo busca um empréstimo, por exemplo, ou realiza uma compra parcelada.
Ter essa atenção sobre a situação do seu CPF é uma forma de se organizar financeiramente e, em caso de dívidas, quitá-las para que você fique limpo na praça e possa voltar a ter crédito.
A importância do CPF
O Cadastro de Pessoa Física é um registro de todas as informações referentes a pagamento de impostos à Receita Federal Brasileira. Esse documento pode ser requerido por cidadão brasileiros e estrangeiros que residam no país.
Apesar de não ser obrigatório, o CPF é importante para quem quiser viver com mais . Ele é necessário para fazer qualquer operação financeira , como abrir contas bancárias, adquirir imóveis ou realizar empréstimos.
Para quem ainda não possui o seu, já é possível tirar o documento pela internet. A inscrição gratuita é feita pelo site da Receita Federal, no qual indivíduo deverá preencher seus dados corretamente. Logo em seguida, é só anotar ou imprimir o comprovante, que já pode ser usado.
Anteriormente, o serviço era realizado nas agências dos Correios e em bancos públicos. O requerente recebia um cartão plástico.
Além disso, o Governo Federal lançou o e-CPF, uma ferramenta eletrônica que serve como certificado e garante autenticidade e integridade. No site, o contribuinte também pode entregar declarações de renda e demais documentos eletrônicos com mais facilidade.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário