segunda-feira, 21 de março de 2016

Casos de explosão e fogo em skate elétrico são cada vez mais comuns


Image result for Casos de explosão e fogo em skate elétrico são cada vez mais comunsImagens mostram equipamento pegando fogo em apartamento de SP.
Skate estava carregando na tomada quando começou a queimar.

 Um skate elétrico, que é um sucesso mundial e já está nos pés dos brasileiros, pode ser um perigo. Casos de explosão e fogo no equipamento estão sendo registrados com uma frequência cada vez maior.
Uma câmera em um apartamento na Zona Sul de São Paulo registrou imagens assustadoras. Dois amigos de 13 anos assistiam à televisão em uma das salas do imóvel. Em outra sala, um tipo de skate elétrico estava sendo carregado na tomada.
Os meninos começaram a sentir um cheiro forte de queimado. Depois, viram fumaça. Um dos garotos pegou o skate e saiu correndo para fora do apartamento. Então, largou o brinquedo na primeira explosão. Outra mais forte acontece no menino foge pela escada. O skate continuou pegando fogo em uma série de explosões. Em seguida, a mãe do garoto desceu correndo e o menino, desesperado, jogou um balde de água em cima do skate em chamas, o que não acabou com o fogo. Houve mais explosões. A mãe do garoto também jogou água. O garoto voltou, mais uma vez, com outro balde, e a fumaça tomou conta da casa.
“O menino teve uma pequena queimadura na mão. Foi exatamente esquentar o equipamento na mão dele. Depois que a gente viu o vídeo, a gente viu como foi grave. Poderia ter explodido aquilo na mão dele ou ido para o rosto”, diz Camila Massini.
O equipamento ficou derretido. É mais comum do que se imagina. Na internet há dezenas de vídeos de skates elétricos pegando fogo. Mas, nem precisa estar carregando na tomada. No Brasil e nos Estados Unidos, o brinquedo está proibido de entrar nos aviões.
Não é um equipamento barato. O preço varia entre R$ 1,2 mil e R$ 4 mil. Os mais baratos quase sempre são falsificados, feitos na China, sem qualquer preocupação com a segurança.
“É um problema de qualidade de baterias. Se a temperatura chegar a um valor muito elevado, e ele tem tudo ali dentro para entrar em uma combustão violenta. Você tem uma bateria infernal. Sai fogo por tudo quanto é lugar”, diz Roberto Avillez, professor de engenharia da PUC/RJ.
“Se o produto for uma caixa genérica, onde você entra em um site e não acha absolutamente nada a respeito daquele produto, pode ter certeza que esse produto é um produto paralelo”, diz Higor Guedes, gerente de vendas.
Esse é o caso do skate que pegou fogo no apartamento. Esses aparelhos, muitas vezes, não têm nenhuma informação sobre o fabricante. Se o skate pegar fogo, não pode jogar água principalmente se estiver ligado na tomada. Um extintor de incêndio deve ser usado e os bombeiros devem ser chamados.
Fonte: Hora 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário