sexta-feira, 18 de março de 2016

Light ou diet: qual a diferença?


Image result for Light ou diet: qual a diferença?Hoje o Universo Jatobá fala de um assunto que ainda traz dúvidas para muita gente, principalmente para quem quer perder peso. Você sabe a diferença entre os produtos light e diet? Será que eles são iguais?
A Dra. Tatiana Cunha, que é médica pós-graduada em Endocrinologia e Terapêutica da Obesidade, ajuda a sanar todas as dúvidas a respeito deste assunto. Segundo ela, o alimento diet atende as dietas com restrição de nutrientes como: carboidratos, proteínas, gorduras ou sódio e sua indicação é para pessoas que apresentam condições metabólicas específicas, como diabetes, intolerância à glicose e hipertensão arterial. “Diabéticos precisam ficar atentos ao rótulo, pois o produto pode conter frutose, glicose ou sacarose”, alerta.
Uma bebida diet, por exemplo, possui um teor de açúcar menor que 0,5g/100 ml e, por isso, é muito comum que esses produtos sejam utilizados com o objetivo de perder peso. Mas, e quanto ao teor de gorduras? Eliminar peso com menos açúcar ou menos sódio e mais gordura não parece uma boa. Para saber, é simples. De novo: leia o rótulo. O chocolate diet, por exemplo, é isento de açúcar, mas é mais gorduroso e calórico que o tradicional.  “Vejam também a quantidade de adoçantes, pois se são isentos de açúcar, algo teria que substituí-lo e, nesse caso, são os adoçantes”.
Já os produtos light possuem valor energético ou nutricional baixo ou reduzido. Alimentos sólidos devem ter, no máximo, 40 cal/100g. Em bebidas, a proporção é de até 20 cal/100ml ou a redução mínima de 25% em calorias, em comparação com produtos tradicionais. A indicação é para quem deseja perder peso, o que não significa que eles possam ser consumidos desenfreadamente.
Vá com calma! Os excessos podem trazer uma quantidade de calorias ainda maior do que os produtos tradicionais.
Fonte: Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário