Lista mostra 50 empresas que mais causaram abertura de processo administrativo por questões não solucionadas
Divulgação Grupo/Claro/NET/Embratel teve 5.883 reclamações em 2015]
O
Grupo Claro/NET/Embratel recebeu o maior número de reclamações no ano
passado, com 9,6% de todos os atendimentos registrados no Estado de São
Paulo. Os dados são do Procon-SP, que divulgou o Ranking Estadual de
Reclamações de 2015 nesta segunda feira (22), mostrando os setores mais
reclamados e o índice de soluções por parte das empresas.
A lista
conta com as 50 empresas ou grupos que mais foram alvos de
reclamações fundamentadas ao longo de 2015, ou seja, demandas feitas
pelos clientes que não foram solucionadas em fase preliminar de
atendimento e, assim, geraram abertura de processo administrativo.
Entre
os mais de 1 milhão de atendimentos registrados, 60.949 geraram
reclamações fundamentadas, sendo 46% no Procon-SP e 64% nos Procons
Municipais no interior, litoral e grande São Paulo.
Empresas mais reclamadas
Depois do
Grupo/Claro/NET/Embratel, com 5.883 reclamações, vem o Grupo
Vivo/Telefonica, que recebeu 3.901. A Sky Brasil ficou em terceiro
lugar, com o total de 2.731 reclamações, seguida da Tim, que teve 2.351
registros em 2015. O Grupo Pão de Açúcar fecha a lista dos cinco
primeiros, tendo sido reclamada 2.349 por seus clientes.
Setores mais reclamados
O
setor que mais sofreu reclamações ao longo de 2015 foi o de
telecomunicações, com quatro dos cinco primeiros colocados. Esta posição
pertence ao segmento desde o ano de 2012.
Algumas empresas,
inclusive, apresentaram aumento no número de reclamações em comparação
com o ano de 2014. A Nextel cresceu em 170%, passando de 235 para 634. A
Sky subiu de 1.367 para 2.731 – aumento de quase 100% –, enquanto Tim e
Claro subiram 68% e 57%, respectivamente.
Fonte: Brasil Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário