segunda-feira, 28 de março de 2016

Chocolate não deve ser consumido com exagero

Guloseima em excesso pode causar vários danos à saúde, incluindo a obesidade

 O tão esperado domingo de Páscoa chegou e, como resultado dos presentes de madrinhas,padrinhos, tias, tios, avós e avôs, a casa de quem tem filhos pequenos deve estar abarrotada de chocolate. A questão é como convencer os pequenos que o doce é bom, mas em exagero pode fazer muito mal à saúde de quem consome o chocolate de modo indiscriminado.
 É o que alerta o cardiologista Everton Dombeck, do Hospital Cardiológico Costantini, em Curitiba. “O chocolate ingerido de forma desenfreada é prejudicial. Por isso, o equilíbrio é ainda a palavra chave”, ressalta o médico.
Em longo prazo, além de colaborar para a obesidade, o produto também pode contribuir na elevação da taxa de colesterol e triglicerídeos, fatores de risco que trazem problemas ao coração devido ao depósito de gordura nas artérias.
Segundo o profissional, mesmo que algumas pesquisas indiquem o chocolate como benéfico à saúde, é importante ter consciência de que estudos não devem ser interpretados como um sinal verde para os chocólatras de plantão. “Mesmo que o chocolate tenha propriedades benéficas, o seu uso irrestrito pode provocar sérios danos futuramente”, afirma.
O cardiologista também faz um alerta com relação a versões diet. “O que mais vemos no consultório é o paciente achar que só porque é isento de açúcar pode ser ingerido à vontade”, conta.
Embora não seja açucarado, o chocolate diet possui, na maioria das vezes, mais gordura que o tradicional. A recomendação é válida também para o amargo, que apesar de possuir propriedades antioxidantes, tem teor de gordura elevado.
Outra questão a ser considerada em relação ao chocolate é a quantidade calórica do doce.  Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde revela que o índice de brasileiros acima do peso segue em crescimento no país - mais da metade de população está nesta categoria (52,5%) e destes, 17,9% são obesos.
Dicas pra manter o consumo saudável de chocolate:
-  Para manter uma alimentação equilibrada, ao comer chocolate, evite o consumo de outros alimentos gordurosos, como por exemplo: frituras e carnes gordas
-  Inclua nas refeições, frutas e verduras
-  Abra um ovo de Páscoa por vez, dividindo-o em pedaços pequenos, limitando o consumo diário
-  Evite o exagero
-  Não deixe todos os ovos à vista, evitando assim a tentação de querer experimentar todos de uma só vez
-  Chocolate deve ser consumido com equilíbrio
-  Ingerido em excesso, o produto pode contribuir para o aumento do colesterol, triglicerídeo, glicemia e ganho de peso
Fonte: Bem Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário