quinta-feira, 24 de março de 2016

Os direitos dos consumidores na contratação do seguro automotivo

  • Atenção às cláusulas do contrato Foto: Arquivo
    Evitando problemas

    Ao contratar um seguro automotivo, é sempre importante estar atento às cláusulas do contrato. Geralmente, os problemas que ocorrem entre consumidor e seguradoras são causados justamente porque algumas delas acabam ficando desconhecidas para os contratante, esclarecem especialistas.
  • Atenção às cláusulas
  • As cláusulas devem ser redigidas com total clareza e destaque acerca das coberturas, benefícios e eventuais riscos excluídos na apólice vigente 
  • Prêmios, franquias e bônus
    É importante salientar que as seguradoras têm total liberdade para definir prêmio, franquia e bônus. É por isso que o cliente deve sempre avaliar mais de uma proposta com outras seguradoras, para encontrar a que melhor se adequa a suas necessidades. 
  • Aceitação do seguro
    A partir da data de recebimento da proposta, o consumidor tem um prazo máximo de 15 dias para aceitação do seguro. 
  • Liquidação do sinistro
    O prazo para liquidação de sinistro também deve sempre ser previamente estabelecido, não podendo passar 30 dias contados a partir do cumprimento das exigências por parte do seguro (que inclui abertura de Boletim de Ocorrência, vistoria do veículo e entrega de documentos à seguradora). 
  • Conhecendo a empresa
    É sempre importante checar a situação atual e cadastral da empresa, seja ela uma seguradora ou uma corretora. Segundo orientação do próprio Procon, o consumidor deve sempre saber se a empresa possui registro na Superintendência de Seguros Privados (Susep), além de solicitar antecipadamente a proposta e condições gerais do seguro antes de assinar qualquer documento.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário