sexta-feira, 18 de março de 2016

Confira quais são os prazos para reclamar sobre defeitos

  • Garantia legal 
    .Foto: Marcelo Theobald/Extra - 13/09/2013
    A garantia legal é prevista pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e independe de contrato ou termo prescrito pelo fornecedor. Seu prazo é de 30 dias para produtos não-duráveis e 90 dias para duráveis, a partir da identificação do defeito.

  • Garantia contratual
    Estoque de carros da montadora chevrolet em São Bernardo do Campo Foto: Marcos Alves / Marcos Alves
    É oferecida pelo fornecedor, se ele desejar, e deve vir escrita, com um comprovante. Deve conter o prazo e condições para seu cumprimento. A garantia legal será contada após o fim da garantia contratual.

  • Garantia estendida
    Lojas no Rio: demanda alta no início do ano aqueceu produção do setor Foto: Berg Silva/2010 / Agência O Globo
    É diferente da contratual, e deve ser feita por livre e espontânea vontade.Não pode ser imposta. Por ser um seguro, deve possuir uma apólice com dados da seguradora, prazo de vigência e condições para cumprimento.

  • Vício oculto
    Smartphone: objetivo do governo é incentivar inclusão digital Foto: Angel Navarette / Bloomberg
    Em caso de vício oculto, defeito que se manifestou após certo tempo de uso, o prazo para reclamar é contado a partir do momento em que o problema ficar caracterizado. Tem a mesma duração da garantia legal.

  • Acidente de consumo
    Loja de brinquedos na Saara, centro do comércio popular no Rio Foto: Lucíola Villela / Lucíola Villela
    Em caso de acidente ocasionado pelo produto ou serviço o prazo para pedir reparação é de cinco anos contados a partir do ocorrido.

  • Direito de arrependimento
    Faturamento das lojas virtuais durante a Black Friday chegou a R$ 770 milhões em 2013Foto: Reprodução
    Para compras feitas fora do estabelecimento comercial, como por internet ou telefone, o consumidor tem direito a um prazo de sete dias contados a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto para cancelar a compra.
Fonte: O Globo

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