Um plano odontológico compreende a cobertura de procedimentos importantes para a saúde do consumidor, por isso a contratação desse serviço requer cuidados. Confira algumas dicas do Procon-SP para evitar prejuízos futuros:
- Procure informações junto a conhecidos que já possuam esse tipo de convênio para assim saber como ele funciona e se está satisfeito com o atendimento.
- Verifique com atenção a quantidade e as condições de acesso à rede credenciada. O usuário deve ser avisado com antecedência de 30 dias sobre a mudança de credenciamento ou descredenciamento;
- Compare também os serviços inclusos, as carências praticadas e os preços. Desconfie de vantagens exageradas ou de preços muito baixos;
- Leia atentamente o contrato, antes de assiná-lo, e exija uma via deste documento datada e assinada por você;
- No contrato deve constar informações como: identificação do profissional envolvido, tanto na avaliação quanto no tratamento; prazo e detalhamento da execução do serviço contratado; valores correspondentes a cada um dos serviços e condições de pagamento detalhadas;
- No caso de tratamento ortodôntico verifique se o plano cobre a modalidade, pois ela não é de cobertura obrigatória;
- Verifique se há reclamações contra a empresa escolhida registradas no Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Procon-SP. Outra dica é consultar se há queixas na internet;
- Exija os recibos correspondentes aos valores pagos.
Em caso de dúvidas ou problemas, entre em contato com um dos canais de atendimento do Procon-SP. Na Grande São Paulo e interior, você pode procurar o órgão municipal de defesa do consumidor.
O consumidor que tiver problemas com seu plano odontológico também pode fazer uma reclamação na ANS.
Fonte: Procon-SP
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