segunda-feira, 30 de maio de 2016

Exagero ou bom senso: precisa esterilizar a mamadeira sempre?

mamadeira-bebe (Foto: shutterstock)
Será que é mesmo necessário esterilizar a mamadeira toda vez que for lavar? Confira o que recomendam os especialistas:

É claro que toda mãe tem medo de contaminações, mas a recomendação dos pediatras é que a esterilização de bicos e mamadeiras nunca é necessária.
NUNCA MESMO?
Pode riscar o esterilizador do enxoval. “Ele é desnecessário. Água e sabão são suficientes para limpar”, garante Tadeu Fernandes, presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial, da Sociedade Brasileira de Pediatria.
IH, CAIU!
O mordedor, a chupeta ou a mamadeira foi para o chão? Basta lavar com água e sabão. A criança foi mais rápida e pôs na boca? Não precisa se desesperar. Segundo os pediatras, isso não vai deixá-la doente se acontecer uma vez ou outra.
NEM PENSAR!
A chupeta caiu no chão, basta lamber e está limpa? Péssima ideia. “Isso leva bactérias de cárie da boca do adulto para a da criança”, alerta Fernandes. Na falta de torneira por perto, melhor dar uma reserva.
"VITAMINA S"
Os pediatras dizem que, hoje, as crianças estão muito protegidas do contato com bactérias do dia a dia, o que tem aumentado a incidência de doenças alérgicas e autoimunes. “No passado, mais crianças nasciam de parto normal, então, já tinham contato com bactérias da flora vaginal da mãe. Elas cresciam em ambiente com terra no quintal, brincavam no chão e em meio aos animais. E não tinha esterilizador. Tudo isso permitia maior exposição aos micro-organismos e o corpo criava mais defesas”, explica Fernandes. Um pouco de vitamina S (de sujeira) não faz mal.
Fonte: Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário