terça-feira, 31 de maio de 2016

Em evento nacional, Idec fala sobre direitos dos usuários de bicicleta nas cidades


Image result for Em evento nacional, Idec fala sobre direitos dos usuários de bicicleta nas cidades
ONG abordou a relação entre o Código de Defesa do Consumidor e outras legislações com os direitos à infraestrutura cicloviária e à segurança, por exemplo
Na última quinta-feira, 26, o Idec participou do Bicicultura 2016, o maior encontro nacional de mobilidade por bicicleta e cicloativismo. Organizado pela sociedade civil, o evento busca discutir o assunto sob todas as suas vertentes: cultural, social, política, artística, econômica e ambiental.
A participação do Idec foi no painel Direitos, visão de usuário e legislação para a ciclomobilidade, em que apresentou como a legislação em vigor garante os direitos do usuários à infraestrutura cicloviária, à segurança, investimentos e participação no processo de construção da política de mobilidade da cidade e do país. 
A apresentação abordou legislações como o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Código de Transito Brasileiro, a Política Nacional de Mobilidade Urbana e os Planos de Mobilidade Municipais. Em sua fala, o pesquisador do Idec Rafael Calabria discutiu a importância de a população usar todos os canais disponíveis - de comunicação, transparência e participação - para a construção das políticas públicas para a mobilidade por bicicleta. 
Após o painel do Idec, o assessor parlamentar Luciano Frigeri Neves apresentou e um compilado de projetos de leis sobre mobilidade ativa que tramitam no Congresso Nacional. Em seguida, o advogado e ativista Fernando Torres discutiu questões jurídicas sobre a priorização dos ciclistas no trânsito, e a advogada ativista Nadia Aguiar, da associação Pedala Manaus, falou sobre questões trabalhistas de quem usa bicicleta para ir ao trabalho.
Em breve: site sobre mobilidade 
No Bicicultura 2016, o Idec também anunciou o lançamento, no início de junho, de um  site totalmente dedicado aos direitos de usuários em mobilidade. “A página vai reunir informações, estatísticas e contatos de órgãos e empresas públicas que administram a mobilidade urbana no país, a fim de promover o engajamento dos usuários”, antecipa Calabria.
Fonte: Idec

Nenhum comentário:

Postar um comentário