quarta-feira, 25 de maio de 2016

Você toma seu medicamento da forma correta?

Com água, suco ou puro? Qual a melhor forma de tomar seu medicamento? Confira o artigo da farmacêutica Luciane Lago.

Ainda existem muitas dúvidas sobre a melhor maneira de tomar um medicamento e, outras crenças tão comuns, que sequer são colocadas em dúvida – muitos desses hábitos podem não só interferir na eficácia do medicamento, como também prejudicar seu organismo.
Veja alguns esclarecimentos importantes, que vão mudar seus hábitos!
Tomar o medicamento acompanhado de líquidos com sabor 
O líquido mais indicado para acompanhar a ingestão de todos os tipos de medicamentos é a água. Isso porque alguns medicamentos têm seu efeito prejudicado, quando ingeridos com sucos, leite, refrigerantes, chás ou café, que podem aumentar ou diminuir sua eficácia. O leite, muito utilizado quando se toma antibióticos, é terminantemente proibido, uma vez que se trata de um alimento complexo e de digestão lenta, o que torna lenta, também, a absorção do medicamento. Bebida alcoólica prejudica o efeito de todos os medicamentos, uma vez que podem ativar enzimas que transformam o remédio em substâncias tóxicas para o organismo. Por isso, na dúvida, sempre tome seus medicamentos apenas acompanhados de água. 
Ingerir o comprimido sem beber água 
Assim como não é recomendada a ingestão de medicamentos com outros líquidos que não sejam água, tomá-lo a seco também pode trazer prejuízos. Existe o risco da medicação ficar parcialmente retida no esôfago, podendo haver irritação na mucosa em que o comprimido se prendeu. Além disso, um pouco da dose da medicação é perdida, já que passa a ser absorvida enquanto está retida. Um exemplo muito sério é o alendronato, usado no tratamento da osteoporose, que pode causar, se não deglutido corretamente, até mesmo perfuração do esôfago. Para esse medicamento, existe a indicação de tomá-lo com, pelo menos, dois copos de água e não se deitar por duas horas. 
Retirar o conteúdo da cápsula 
Muitas pessoas optam por abrir a cápsula do medicamento e ingerir apenas o pó, para tornar o processo de deglutição mais simples. No entanto, essas cápsulas, que contêm invólucros de celulose e não de plástico, como muitos pensam, têm a função de proteger a mucosa da boca e do esôfago do contato com a medicação, para que ela possa agir de forma lenta, garantindo sua eficácia. A cápsula também protege do efeito ácido do nosso estômago, quando a substância que a compõe é sensível à acidez. Portanto, não abra cápsulas de medicamentos!
Triturar o comprimido para facilitar a deglutição
Com a justificativa de facilitar a deglutição, também é comum as pessoas triturarem o comprido ou cortá-lo ao meio, prática que também pode interferir na absorção pelo organismo. Vou dar um exemplo: se um comprimido de 100mg for partido ao meio, não há garantia nenhuma que existe 50mg em cada banda. Isso é um risco para pessoas que utilizam medicamentos para doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, que precisam de uma dose contínua para melhorar a doença. Partindo o comprimido ao meio, não haverá uma administração contínua e igual do medicamento diariamente. As drágeas ou comprimidos revestidos não devem, em hipótese nenhuma, serem partidos ao meio. O fato de serem revestidos, de possuírem uma “casquinha” doce na cobertura, como aquele chocolate mms, é para proteger a substância do efeito ácido do estômago. Se removida, ou seja, se o medicamento foi partido, perde-se seu efeito.
Ingerir o medicamento em gotas a seco
As medicações em gotas também são melhor absorvidas quando diluídas em água, em vez de pingadas direto na língua ou dadas em colher. Como geralmente são prescrições pediátricas, essas já são fabricadas com sabor e aroma diferentes para facilitar a ingestão pelas crianças. Devemos lembrar que os medicamentos devem ser diluídos em água! 
Com medicamento não se brinca! Procure sempre orientação de um farmacêutico!
Fonte: iSaúde Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário