quarta-feira, 25 de maio de 2016

Como escolher o sapato certo para o seu filho

sapato; pés; criança (Foto: Thinkstock)

O modelo errado pode provocar bolhas, dores musculares e até sobrecarga nas pernas e joelhos. Para não errar, veja as dicas de especialista

Fechado, aberto, básico, estampado... são tantos modelos de sapatos disponíveis no mercado infantil que fica até difícil escolher. Mas você sabia que, além da beleza, o sapato precisa ser principalmente confortável, funcional e saudável para o crescimento de pequenos pés? Com a ajuda do ortopedista Marco Aurélio Neves, do Hospital São Camilo (SP), elencamos tudo o que você precisa saber para comprar o melhor sapato para o seu filho.
- O primeiro sapato
Antes de um ano da criança, época em que ela começa a arriscar os primeiros passos, o sapato só serve mesmo para esquentar e proteger. Nos meses iniciais de vida, os pés têm muita cartilagem e são extremamente sensíveis, por isso, sapatos muito rígidos podem comprimir ou causar desconforto ao bebê. Opte por modelos leves, mais parecidos com meias.
- Solado resistente
A sola do sapato deve ser ao mesmo tempo resistente e flexível para acompanhar os movimentos dos pés. Isso significa que você deve evitar tanto os modelos com borracha grossa quanto aqueles muito fino que quase não oferecem amortecimento entre o pé e o chão. Como os pés são a base de sustentação do corpo, uma sola ruim pode causar a longo prazo sobrecarga para joelhos e coluna. Crianças que praticam alguma atividade física precisam de sola com amortecedor de impacto. 
Outro ponto a se observar é a existência de ranhuras. Quanto mais, melhor, uma vez que facilitam o atrito com o chão e evitam quedas e escorregões. Só não se esqueça que o conforto é fundamental para o desenvolvimento saudável dos pés.
- Material leve
Deixe os modelos de couro, plástico e verniz para as ocasiões especiais. No dia a dia, o ideal são os tipos feitos de camurça, tecido, nylon ou lona. Além de mais flexíveis, são – ótima notícia! – mais fáceis de limpar.
- Andar descalço
Muitos pais não gostam que a criança ande descalça. O especialista defende justamente o contrário. O contato com vários tipos de solo – gelado, quente, de terra, com grama – é um ótimo exercício para a sensibilidade da criança, já que os pés são cheios de pontos sensíveis. Sentir as diferenças de temperatura e textura dos locais onde pisa pode ser um exercício de autoconhecimento também, já que a criança começa a descobrir o que gosta ou não gosta de sentir. Mas atenção: antes de sair arrancando os sapatos do seu filho, sinta o espaço por aonde ele vai andar. Veja se está muito quente do sol, se tem espinhos (em caso de grama) ou se há vestígios de cacos de vidro.
- Um número a mais
A preocupação com a compressão dos pés é fundamental em qualquer fase da vida. Os pais precisam lembrar que os pezinhos crescem rápido demais e, dali dois meses, o sapato que ficava ótimo não vai servir mais. A dica do especialista é comprar um número maior, desde que ele não saia dos pés na hora de andar. Além de durar por mais tempo, fica mais levinho para a criança.
- Calcanhar resistente
A maioria dos calçados tem um reforço atrás do calcanhar chamado de contraforte. O ideal é que essa seja a parte mais reforçada da peça. Como até os 5 anos a criança está em fase de intenso desenvolvimento motor, o contraforte precisa ser resistente para ajudar a estabilizar os pés, evitando que eles virem para dentro ou fora. Os modelos feitos de tecido são confortáveis, mas pecam nesse ponto. Quando for comprar um sapato para o dia a dia, observe e apalpe bastante o contraforte para se certificar de que ele ofereça firmeza à passada (e seja macio para não ferir o calcanhar).
- Cada um com o seu
É comum a família reaproveitar nos mais novos os sapatos dos filhos mais velhos. A prática, no entanto, não é aconselhada. Cada pessoa tem um tipo de pisada que é só seu e, com o uso, ela imprime sua forma no sapato. Herdar uma peça que já está marcada por outra pisada pode gerar problemas como desconforto, bolhas e unha encravada.
- Cuidado com a moda
O mercado oferece opções tão variadas que é quase impossível ficar imune aos modismos. Por mais irresistível que seja, vale o cuidado de não comprar o sapato só pela beleza. Uma escolha errada pode afetar a mecânica dos pés e gerar dores musculares, unha encravada, bolhas ou até mesmo encurtamento de tendões. Guarde os modelos mais estilosos para as ocasiões especiais, como passeios e festas. E não se esqueça: salto em hipótese alguma!
- Higiene sempre
Criança transpira muito. Para evitar fungos e chulé, opte por modelos mais arejados e leves. É muito importante guardar os sapatos limpos. Além do pano úmido, uma boa dia é utilizar um pouco de bicarbonato de sódio dentro da peça. Jogue um punhado dentro do sapato, espere 24h e, depois, tire com um pano. Isso vai evitar os fungos.
Fonte: Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário