Algumas coisas são
inevitáveis, o pagamento de contas é uma delas. Criado para dar
comodidade ao consumidor o serviço de débito automático também pode
apresentar problemas, portanto, fique atento a algumas dicas do
Procon-SP para evitá-los:
- Você precisa ter total controle sobre sua conta bancária, certifique-se que haverá saldo nas datas dos débitos;
- o débito pode ocorrer em qualquer hora do dia programado para pagamento;
- consulte sempre sua conta por meio de saldos e extratos, e vá marcando as contas pagas para ter um controle maior;
- confira se na conta cadastrada esta inserida a informação “Conta em débito automático”.
Para
contas no débito automático, o consumidor deve fazer a solicitação com o
banco e com o fornecedor do serviço. O mesmo acontece para cancelar ou
suspender o serviço.
Caso haja troca de banco, agência e conta, o fornecedor deve ser comunicado para que a atualização dos dados seja feita.
Caso haja troca de banco, agência e conta, o fornecedor deve ser comunicado para que a atualização dos dados seja feita.
O
consumidor tem o direito de escolher a forma que quer pagar suas
contas, seja em débito automático ou da forma convencional, em uma
agência bancária ou em outros estabelecimentos que tenha essa
disponibilidade. A possibilidade de débito direto na conta não pode ser
imposta pela instituição financeira.
Em caso de problemas com a cobrança via débito automático, entre em contato com a empresa prestadora do serviço. Persistindo a falha, consulte o órgão de defesa do consumidor mais próximo.
Em caso de problemas com a cobrança via débito automático, entre em contato com a empresa prestadora do serviço. Persistindo a falha, consulte o órgão de defesa do consumidor mais próximo.
Fonte: Procon-SP
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