O movimento dos consumidores nas lojas durante o mês de novembro
cresceu 1,2%, na comparação com outubro, de acordo com indicador da
empresa de consultoria Serasa Experian. Esta foi a primeira alta mensal
do comércio varejista no segundo semestre deste ano.
No final de
semana da Black Friday (25 a 27 de novembro) houve crescimento de 11% na
movimentação dos consumidores na comparação com a Black Friday do ano
passado.
Em relação a novembro de 2015, houve retração de 2,2%
nas vendas. No acumulado do ano, até novembro de 2016, o comércio
varejista registrou queda de 7% perante o mesmo período do ano passado.
Os
economistas da Serasa avaliam que as dificuldades enfrentadas pelos
consumidores, como juros altos nos crediários, desemprego em alta e
confiança em patamar deprimido, mantiveram a atividade varejista ao
longo do mês, em patamar inferior ao observado no ano passado.
Segmentos
As
categorias que registraram avanços mensais foram o grupo de móveis,
eletroeletrônicos e informática (alta de 0,6%) e o grupo tecidos,
vestuário, calçados e acessórios (elevação de 1%). Houve queda no grupo
combustíveis e lubrificantes (-0,4%); veículos, motos e peças (-0,8%) e
material de construção (-1,6%). Ficaram estáveis supermercados,
hipermercados, alimentos e bebidas.
No acumulado do ano, a maior
retração foi no segmento de veículos, motos e peças, com queda de 13,3%
frente ao mesmo período do ano passado. A segunda maior queda foi de
12,9%, observada nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios.
Apenas combustíveis e lubrificantes tiveram resultado positivo, com
alta de 2,2%.
Fonte: EBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário