quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Tabagismo atinge quase 25% da população europeia

Image result for Tabagismo atinge quase 25% da população europeia
Uma em cada quatro pessoas com 15 anos ou mais na União Europeia é fumante. Mais de 20% da população é de fumantes passivos, expostos diariamente ao fumo de tabaco. Os dados foram divulgados hoje (7) pelo Escritório de Estatística da União Europeia (Eurostat).

Em 2014, três quartos da população europeia acima de 15 anos (76%) não fumava; quase 20% fumava diariamente e 4,7% afirmavam fumar ocasionalmente. As informações são do European Health Interview Survey (Inquérito Europeu de Entrevistas de Saúde, em tradução livre), que tem como alvo a população com 15 anos de idade e acima.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de tabaco na Europa é responsável por um milhão e 200 mil mortes anuais, número que tende a chegar aos dois milhões.
De acordo com o Eurostat, Suécia e Reino Unido têm a menor percentagem de fumantes, com 16,7% e 17,2%, respectivamente. Bulgária e Grécia são os países com maior percentual de fumantes, com 34,7% e 32,6%. Em Portugal, a taxa de fumantes acima de 15 anos é de 20% da população.
Brasil
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o percentual de adultos fumantes no Brasil vem apresentando uma expressiva queda nas últimas décadas em função das inúmeras ações desenvolvidas pela Política Nacional de Controle do Tabaco. Em 1989, 34,8% da população acima de 18 anos era fumante. Em 2015, a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) mostrou que este percentual havia caído para 10,4%.
Considera-se que, durante o período de 1989 a 2010, a queda do percentual de fumantes no Brasil foi de 46%, com cerca de 420 mil mortes evitadas.
Homens
Em todos os Estados-Membros da União Europeia, assim como ocorre também no Brasil, a proporção de fumantes é mais elevada entre os homens do que entre as mulheres. De acordo com o Eurostat, entre os europeus, a taxa é de 28,7% de fumantes entre os homens e de 19,5% entre as mulheres.
Segundo dados da pesquisa Vigitel, realizada em 2015, o percentual de fumantes com 18 anos ou mais era de 12,8 % entre homens e 8,3 % entre mulheres, dados abaixo dos registrados na UE.
Fumantes passivos
O fumante passivo é a pessoa que não fuma, mas que convive com fumantes em ambientes fechados, ficando, assim, exposta aos componentes tóxicos e cancerígenos presentes na fumaça do tabaco. São cerca de 4 mil compostos, dos quais mais de 200 são tóxicos e cerca de 40 são cancerígenos.
Segundo a OMS, o tabagismo passivo é a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, perdendo apenas para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.
Na União Europeia, cerca de 1 em cada 5 pessoas (21,6%) com 15 anos de idade ou mais é fumante passiva. A Grécia é o país com maior percentual de fumantes passivos, com quase dois terços (64,2%) da população exposta à fumaça em locais fechados. Taxas altas também foram registradas na Croácia (44,7%), na Bulgária (40,5%) e na Romênia (37,6%).
Entre os países com as menores taxas de fumantes passivos estão a Suécia (5,9%), a Finlândia (6,3%), Portugal (8,6%) e Hungria (9,9%).
No Brasil, segundo dados do Vigitel de 2015, o percentual de fumantes passivos no domicílio foi de 9,1%, enquanto no local de trabalho foi de 8,0%.
Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário