A média dos estudantes que fizeram o Exame Nacional de Desempenho de
Estudantes (Enade) 2015 não ultrapassou, em nenhum curso, 60 de um total
de 100 pontos. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os
estudantes que concluíram o ensino superior tiveram uma média de acertos
que variou de 52,8 a 57,9 nas questões de formação geral e 41,3 a 44,9
nas questões específicas.
Para Mariangela Abrão,
coordenadora-geral substituta de Controle da Qualidade da Educação
Superior o desempenho pode ser reflexo da dificuldade das provas,
principalmente das específicas. "O aluno brasileiro não está muito
acostumado a fazer provas em que a forma de avaliar não seja uma
pergunta direta que requeira um raciocínio raso, uma alternativa. As
provas do Enade tem sido muito bem pensadas."
A prova é composta
de dez questões de formação geral, sendo duas discursivas e oito de
múltipla escolha, aplicada aos estudantes de todos os cursos avaliados;
e, uma prova específica, com 30 questões, sendo três discursivas. Nas
questões gerais, a maior nota foi do curso de administração pública
(57,9) e, nas específicas, a do curso de tecnologia em gestão da
qualidade (44,9). Os concluintes de cursos concorridos como
administração e direito tiveram as médias respectivas 42,6 e 41,8 nas
provas específicas e 54,2 e 53,8 nas gerais.
A partir das médias
dos desempenhos no Enade, o Inep calcula o chamado conceito Enade,
atribuído aos cursos avaliados. O conceito vai de 1 a 5, sendo 1 e 2
considerados insuficientes. Em 2015, quase um terço, 30,3%, de todos os
cursos avaliados tiveram conceito insuficiente. Outros 42,7% obtiveram
conceito 3, 18,8%, 4 e 5%, 5. Os demais 3,2% não tiveram o conceito
calculado devido a mudança de metodologia ou problemas na aplicação do
exame.
Ponderações
Mariangela pondera,
no entanto, que a nota no Enade não reflete necessariamente a qualidade
do aprendizado dos estudantes. "É preciso considerar que uma média é
muito relativo, se você tira 2 e eu tiro 8, nós tiramos 5 na média",
explica e acrescenta: "Nós temos que tomar o cuidado quando vamos dizer
que uma nota expressa um processo formativo, a gente sabe que isto não
acontece".
O exame pode refletir apenas o comprometimento ou não
do estudante com a prova. O Enade é obrigatório, sem fazer o exame ou
justificar a ausência, o estudante convocado não pode obter o diploma.
Não é exigida, no entanto, uma nota mínima.
Ao longo dos anos, o
exame foi alvo de boicotes, por parte dos próprios alunos e mesmo de
fraudes, por parte de instituições de ensino. Segundo Mariangela, o Inep
recebeu denúncias de que algumas instituições retêm o "mau aluno" ou
fazem progredir o "bom aluno" para que ele conclua o curso no ano de
avaliação do Enade. "São mecanismos ilícitos, totalmente reprováveis",
diz.
A média dos estudantes que fizeram o Exame Nacional de Desempenho de
Estudantes (Enade) 2015 não ultrapassou, em nenhum curso, 60 de um total
de 100 pontos. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os
estudantes que concluíram o ensino superior tiveram uma média de acertos
que variou de 52,8 a 57,9 nas questões de formação geral e 41,3 a 44,9
nas questões específicas.
Para Mariangela Abrão,
coordenadora-geral substituta de Controle da Qualidade da Educação
Superior o desempenho pode ser reflexo da dificuldade das provas,
principalmente das específicas. "O aluno brasileiro não está muito
acostumado a fazer provas em que a forma de avaliar não seja uma
pergunta direta que requeira um raciocínio raso, uma alternativa. As
provas do Enade tem sido muito bem pensadas."
A prova é composta
de dez questões de formação geral, sendo duas discursivas e oito de
múltipla escolha, aplicada aos estudantes de todos os cursos avaliados;
e, uma prova específica, com 30 questões, sendo três discursivas. Nas
questões gerais, a maior nota foi do curso de administração pública
(57,9) e, nas específicas, a do curso de tecnologia em gestão da
qualidade (44,9). Os concluintes de cursos concorridos como
administração e direito tiveram as médias respectivas 42,6 e 41,8 nas
provas específicas e 54,2 e 53,8 nas gerais.
A partir das médias
dos desempenhos no Enade, o Inep calcula o chamado conceito Enade,
atribuído aos cursos avaliados. O conceito vai de 1 a 5, sendo 1 e 2
considerados insuficientes. Em 2015, quase um terço, 30,3%, de todos os
cursos avaliados tiveram conceito insuficiente. Outros 42,7% obtiveram
conceito 3, 18,8%, 4 e 5%, 5. Os demais 3,2% não tiveram o conceito
calculado devido a mudança de metodologia ou problemas na aplicação do
exame.
Ponderações
Mariangela pondera,
no entanto, que a nota no Enade não reflete necessariamente a qualidade
do aprendizado dos estudantes. "É preciso considerar que uma média é
muito relativo, se você tira 2 e eu tiro 8, nós tiramos 5 na média",
explica e acrescenta: "Nós temos que tomar o cuidado quando vamos dizer
que uma nota expressa um processo formativo, a gente sabe que isto não
acontece".
O exame pode refletir apenas o comprometimento ou não
do estudante com a prova. O Enade é obrigatório, sem fazer o exame ou
justificar a ausência, o estudante convocado não pode obter o diploma.
Não é exigida, no entanto, uma nota mínima.
Ao longo dos anos, o
exame foi alvo de boicotes, por parte dos próprios alunos e mesmo de
fraudes, por parte de instituições de ensino. Segundo Mariangela, o Inep
recebeu denúncias de que algumas instituições retêm o "mau aluno" ou
fazem progredir o "bom aluno" para que ele conclua o curso no ano de
avaliação do Enade. "São mecanismos ilícitos, totalmente reprováveis",
diz.
A média dos estudantes que fizeram o Exame Nacional de Desempenho de
Estudantes (Enade) 2015 não ultrapassou, em nenhum curso, 60 de um total
de 100 pontos. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os
estudantes que concluíram o ensino superior tiveram uma média de acertos
que variou de 52,8 a 57,9 nas questões de formação geral e 41,3 a 44,9
nas questões específicas.
Para Mariangela Abrão,
coordenadora-geral substituta de Controle da Qualidade da Educação
Superior o desempenho pode ser reflexo da dificuldade das provas,
principalmente das específicas. "O aluno brasileiro não está muito
acostumado a fazer provas em que a forma de avaliar não seja uma
pergunta direta que requeira um raciocínio raso, uma alternativa. As
provas do Enade tem sido muito bem pensadas."
A prova é composta
de dez questões de formação geral, sendo duas discursivas e oito de
múltipla escolha, aplicada aos estudantes de todos os cursos avaliados;
e, uma prova específica, com 30 questões, sendo três discursivas. Nas
questões gerais, a maior nota foi do curso de administração pública
(57,9) e, nas específicas, a do curso de tecnologia em gestão da
qualidade (44,9). Os concluintes de cursos concorridos como
administração e direito tiveram as médias respectivas 42,6 e 41,8 nas
provas específicas e 54,2 e 53,8 nas gerais.
A partir das médias
dos desempenhos no Enade, o Inep calcula o chamado conceito Enade,
atribuído aos cursos avaliados. O conceito vai de 1 a 5, sendo 1 e 2
considerados insuficientes. Em 2015, quase um terço, 30,3%, de todos os
cursos avaliados tiveram conceito insuficiente. Outros 42,7% obtiveram
conceito 3, 18,8%, 4 e 5%, 5. Os demais 3,2% não tiveram o conceito
calculado devido a mudança de metodologia ou problemas na aplicação do
exame.
Ponderações
Mariangela pondera,
no entanto, que a nota no Enade não reflete necessariamente a qualidade
do aprendizado dos estudantes. "É preciso considerar que uma média é
muito relativo, se você tira 2 e eu tiro 8, nós tiramos 5 na média",
explica e acrescenta: "Nós temos que tomar o cuidado quando vamos dizer
que uma nota expressa um processo formativo, a gente sabe que isto não
acontece".
O exame pode refletir apenas o comprometimento ou não
do estudante com a prova. O Enade é obrigatório, sem fazer o exame ou
justificar a ausência, o estudante convocado não pode obter o diploma.
Não é exigida, no entanto, uma nota mínima.
Ao longo dos anos, o
exame foi alvo de boicotes, por parte dos próprios alunos e mesmo de
fraudes, por parte de instituições de ensino. Segundo Mariangela, o Inep
recebeu denúncias de que algumas instituições retêm o "mau aluno" ou
fazem progredir o "bom aluno" para que ele conclua o curso no ano de
avaliação do Enade. "São mecanismos ilícitos, totalmente reprováveis",
diz.
Enade
O Enade 2015 foi aplicado a estudantes
concluintes dos cursos de graduação de administração, administração
pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo,
publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações
internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo. Foram
avaliados também os cursos tecnológicos de comércio exterior, designs
de interiores, de moda, gráfico, gastronomia, gestão comercial,
gestões de qualidade, de recursos humanos, financeira, pública,
logística, marketing e processos gerenciais.
A partir do
conceito Enade, são calculados outros indicadores de avaliação do
ensino superior, o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia os
cursos e o Índice Geral de Cursos (IGC), voltado para as instituições.
Nessa edição, foram avaliados 8.121 cursos de 2.109 instituições de
ensino. Foram inscritos 549.487 concluintes e 447.056 de fato
participaram da avaliação.
Problemas na aplicação
O
Inep constatou em 2015 problemas na aplicação do exame. Segundo a
autarquia, isso fez com que a divulgação dos resultados, que deveria ter
ocorrido no final do ano passado, fosse adiada. Ao todo, 399 estudantes
de nove cursos de oito instituições de ensino foram prejudicados. Em
alguns locais não havia provas suficientes ou os cadernos estavam
montados de forma incorreta. O Inep responsabiliza a empresa contratada
para a distribuição e aplicação do exame e diz que tomou as medidas
cabíveis e que o caso está na Justiça.
A autarquia reuniu-se com as instituições afetadas. Elas terão os indicadores calculados posteriormente.
Veja as tabelas divulgadas pelo Inep com as médias das notas do Enade por curso:
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