Os consumidores brasileiros priorizam o melhor preço na
hora da compra e acabam não investindo em inovações tecnológicas, mostra
pesquisa realizada pela GfK. Além disso, eles também buscam produtos de
tecnologia básica e de marcas nas quais confiam.
De acordo com o
levantamento, cerca de 104 milhões de brasileiros pertencem a classe
média, sendo que a classe C representa 39% do consumo e os da B possuem
38% da participação. Esse consumidor emergente privilegia tanto o design
moderno de um produto, quanto a facilidade de uso. A diretora de
negócios da GfK, Gisela Pougy, explica que por conta disso, a tecnologia
de base não significa, necessariamente obsolescência, mas sim
oportunidade para os consumidores que agora podem comprar produtos que
antes não tinham acesso.
ProdutosEm relação a média do mercado global,
alguns produtos mostram uma representação diferente no mercado
brasileiro, como os aparelhos de DVD Player que ocupam 87% do mercado,
enquanto o Blu-ray representa somente 10%. Já em outros países, o índice
de participação nas vendas do Blu-ray é de 76%. Outro exemplo é dos
celulares que permitem dois ou mais chips que passaram de 13% para 39%
na preferência dos brasileiros entre 2011 e 2012, enquanto a média
global passou de 14% para 25%, no mesmo período.
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