O consumidor está ainda menos confiante na economia. É o que revela a
Fundação Getulio Vargas (FGV) ao divulgar, na manhã desta
segunda-feira, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC). O ICC caiu
1,4% em novembro ante o mês anterior, após queda de 0,3% em outubro ante
setembro, na série com ajuste sazonal.
Com o resultado, o
desempenho do indicador, que é calculado dentro de uma escala de
pontuação de até 200 pontos (quanto mais próximo de 200, maior o nível
de confiança do consumidor), foi de 121,7 pontos para 120,0 pontos de
outubro para novembro.
"Apesar de se manter acima da média
histórica, a queda de 1,4% fez com que a média móvel trimestral do
indicador voltasse a apresentar a tendência declinante observada entre
maio e agosto deste ano", informou a FGV, em nota oficial.
Em seu
comunicado, a fundação destacou ainda que a queda da confiança reflete
avaliações menos favoráveis sobre o momento atual e uma segunda
diminuição consecutiva do grau de otimismo em relação aos meses
seguintes.
O ICC é dividido em dois indicadores. O Índice de
Situação Atual (ISA) mostrou queda de 0,7% este mês após avançar 1,0% em
outubro. Já o Índice de Expectativas (IE) caiu 1,9% em novembro após
cair 1,0% em outubro.
Ainda segundo a fundação, o ICC subiu 0,9%
em novembro na comparação com igual mês em 2011. No mês passado, o
indicador nesta comparação avançou 5,1% ante outubro de 2011.
O
levantamento abrange amostra de mais de 2 mil domicílios, em sete
capitais, com entrevistas entre os dias 31 de outubro e 22 de novembro.
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