sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Como as redes sociais podem ajudar o consumidor

Comprou um produto que veio com algum problema e se sentiu lesado? Contratou um serviço e eles não entregaram o que prometeram? Ficou horas no telefone ouvindo musiquinha e nada de resolverem o seu problema? Pois bem, o intuito desta matéria é auxiliar você, infelizmente acostumado com este tipo de problema.
Cada vez mais os consumidores utilizam a internet para fazer reclamações e sugestões às marcas, mas, sobretudo, para exigir os seus direitos. Além dos endereços eletrônicos e SAC online em tempo real, muitas vezes são as mídias sociais as salvadoras da pátria, que dão uma luz no fim do túnel àqueles que se sentem lesados e não sabem a quem recorrer.
Alguns casos ficaram famosos, como o rapaz que comprou uma geladeira com problema e postou diversos videos no youtube contando o drama que viveu. Dia após dia ele tentava contatar a marca para efetuar a troca do produto, mas nunca obtinha sucesso. Uma simples geladeira ganhou proporções maiores, pois as pessoas descobriram através de seus videos que "não é fácil viver sem geladeira", e, pior ainda é "se sentir enganado e não saber o que fazer".
Um fato conhecido dos grandes autores do marketing e que virou até dito popular é que, uma pessoa satisfeita fala bem do produto para uma pessoa, já um consumidor insatisfeito, fala mal da sua marca para pelo menos outros 7. E com as redes sociais as proporções são muito maiores. Uma marca vista como descolada pode em poucos segundos ser transformada em um carrasco por ter fornecedores que utilizam mão de obra análoga à escravidão.
No outro lado da balança, as mídias sociais também se apresentam como uma oportunidade para as marcas se aproximarem dos consumidores, monitorarem as reclamações na rede e tentarem solucionar prontamente qualquer problema.

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