sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Vai comprar um carro novo? Saiba qual atende melhor o seu perfil

Com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e as facilidades de crédito, muitos brasileiros estão de olho no carro zero quilômetro. Os recentes lançamentos do Salão do Automóvel também contribuíram para aguçar o desejo do carro novo, mas antes de partir para a compra é preciso ficar atento ao seu perfil de usuário.
Não basta apenas se preocupar com o tipo, marca, modelo, acabamento, cor e acessórios adicionais. É preciso descobrir qual é a real necessidade: se é para uso individual, famíliar, se usará no asfalto ou em estrada de terra, por exemplo.
Antes de comprar um carro consumidor precisa descobrir o seu perfil
Uma pesquisa realizada pela Prosteste – Associação de Consumidores listou seis modelos de carros e para que tipo de usuários eles são indicados, confira na tabela abaixo:
Veja qual modelo atende seu perfil de usuário
ModeloPontos PositivosPontos NegativosPara quem?
CompactoDimensões favoráveis para estacionar, econômico e agilidade.Não acomoda muitos passageiros ou muita bagagem, pouco conforto em viagens longas.Casais sem filhos, jovens e pessoas que não costumam dirigir muito em estradas e priorizam a economia do combustível.
SedanConforto em longas viagens e maior espaço para bagagens.Versões de motores 1.0 podem não apresentar bom desempenho quando carregados, em ultrapassagens ou em subidas.Pessoas que costumam viajar frequentemente e que precisam de um porta malas mais espaçoso.
SUVVeículo alto e dispõe de espaço.Dimensões grandes que precisam de uma atenção maior ao estacionar.Pessoas que gostam de se sentir mais seguras e que gostam de espaço.
PickUpUso comercial para transporte de cargas  e lazer.Número limitado de passageiros, menor conforto comparado aos veículos tradicionais.Pessoas que precisam transportar cargas maiores e mais pesadas.
Mini VanTransporta passageiros com mais conforto, alguns modelos podem acomodar até sete passageiros. Posição de assento mais elevado e espaço bom para bagagens.Dimensões grandes que precisam de uma atenção maior para estacionar.Famílias grandes, pessoas que precisam de espaço para transportar passageiros e bagagens.
Station WagonEspaço bom para bagagensDimensões grandes que precisam de uma atenção maior para estacionar.Famílias grandes, pessoas que precisam de espaço para transportar passageiros e bagagens.
Dicas
Compre à vista: na hora de comprar um carro zero quilômetro procure sempre que possível comprá-lo à vista. Mas se não está dentro do seu orçamento comprar um carro à vista, procure dar o valor mais alto possível de entrada, assim terá juros menores. Quanto menor o parcelamento menos juros pagará .
Pesquise: compare os preços e as condições das concessionárias, pois cada estabelecimento possui uma forma de negociação. Tenha noção dos valores cobrados por itens opcionais como Cd player, ar condicionado, direção hidráulica e airbag.
Versões: evite séries especiais e cores chamativas, pois elas tendem a ter uma desvalorização maior, dificultando a revenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário