Os grandes varejistas on-line do Brasil realizam nesta sexta-feira a edição brasileira da Black Friday,
versão local para o grande dia de descontos do coméricio americano que
acontece logo após o Dia de Ação de Graças. Por lá, os descontos chegam a
80% em itens como eletrônicos e eletrodomésticos. Por aqui, as
promoções não são tão generosas, e a seleção de itens oferecidos ao
consumidor é mais abrangente, incluindo livros e até ingressos para
cinema. Mesmo sem ter o mesmo apelo da edição americana, a data deve
atrair a atenção dos consumidores brasileiros, que devem, contudo, tomar
cuidado com as promoções – conforme alerta a Fundação de Proteção e
Defesa do Consumidor (Procon).
De acordo com a fundação, antes de
efetuar qualquer compra, o usuário deve conferir o preço do produto
desejado em outros sites. Além de mostrar se a oferta é realmente
vantajosa, o procedimento evita armadilhas como falsas promoções,
criadas apenas para atrair consumidores. Também é preciso evitar as
compras por impulso, principalmente aquelas que possam causar algum tipo
de arrependimento depois. Se esse for o caso, é importante lembrar que a
comercialização de produtos e serviços em loja física ou on-line deve
seguir as determinações do Código de Defesa do Consumidor.
"Nas compras pela internet, o consumidor tem o prazo de sete dias, contados a partir do recebimento da mercadoria, para expressar o desejo de cancelar a compra. E não precisa pagar por isso”, diz Paulo Arthur Góes, diretor executivo do Procon-SP. “Se o produto for entregue com defeito, a loja virtual tem 30 dias para solucionar o problema. Caso contrário, o consumidor pode escolher entre receber uma mercadoria nova ou o dinheiro de volta.”
"Nas compras pela internet, o consumidor tem o prazo de sete dias, contados a partir do recebimento da mercadoria, para expressar o desejo de cancelar a compra. E não precisa pagar por isso”, diz Paulo Arthur Góes, diretor executivo do Procon-SP. “Se o produto for entregue com defeito, a loja virtual tem 30 dias para solucionar o problema. Caso contrário, o consumidor pode escolher entre receber uma mercadoria nova ou o dinheiro de volta.”
A segurança na hora de efetuar as transações
eletrônicas também deve ser levada em conta. Antes de inserir seus dados
bancários nos sites, procure referências sobre a loja e confira se ela
cumpre os requisitos de segurança para senhas e informações privadas.
Mantenha também um antivírus instalado e atualizado em sua máquina, uma
vez que links suspeitos podem infectá-la com vírus e outras pragas
virtuais.
O e-commerce nacional começou a participar da Black Friday
de maneira tímida em 2010, mas só no ano passado o movimento ganhou
força e a adesão de gigantes do setor, como Magazine Luíza, Walmart,
Americanas.com e Netshoes. De acordo com a e-bit, empresa especializada
no comércio eletrônico, em 2011, foram mais de 100 milhões de reais
movimentados em apenas 24 horas. Para 2012, mais de 70 lojas de grande e
médio porte devem oferecer vantagens aos seus consumidores, de acordo
com o site Busca Descontos – empresa responsável por organizar a data no
Brasil.
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