sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Contra golpes no feriadão

Saiba como se prevenir e evitar que documentos pessoais sejam usados de forma indevida.
Feriado prolongado é um dos períodos favoritos por quadrilhas para fraudar documentos pessoais, aponta a Serasa Experian. Nestas épocas, há elevação de 25% de de comprovação de fraudes decorrentes de alertas a consultas realizadas no sistema.
Especialistas apontam que é comum o aumento do fluxo de consumidores nos centros comerciais, quando as pessoas aproveitam os feriados para viajar. O comércio, por sua vez, aproveita o período para aumentar as vendas, mas nem sempre está preparado para evitar o uso indevido de documentos.
Segundo a Serasa Experian, os consumidores jamais podem deixar qualquer tipo de documento com desconhecido quando não estiver por perto. Também não é permitido fornecer os dados pessoais para pessoas estranhas. A dica é válida ao receber telefonemas em casa ou no celular.
Segundo a instituição, não é aconselhável preencher os campos de documentação pessoal em cupons de desconto ou de promoção para participar de sorteios. Outra dica importante é não perder de vista os documentos de identificação quando solicitados para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou quaisquer negócios.
Quem optar por passar o feriadão em casa, vendo televisão ou navegando na internet, também deve ter atenção com o uso de dados pessoais. Os especialistas alertam que é importante atualizar o antivírus do computador para reduzir os riscos de ter os dados pessoais roubados por arquivos espiões. Ao cadastrar informações em sites, os consumidores devem preferir sites com cadeado de segurança.
Cadastro na internet
A Serasa Experian alerta que qualquer pessoa que tiver um documento roubado ou perdido durante os feriados prolongados, além de fazer um boletim de ocorrência, deve registrar gratuitamente um alerta no serviço da instituição. O registro pode ser feito de forma segura pela internet, no endereço www.serasaconsumidor.com.br/gratuito_roubados.html, ou pelo telefone da central de atendimento ao consumidor, (11) 3373 7272, que funciona todos os dias, das 8h às 20h

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