O primeiro relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
com a avaliação trimestral do desempenho das empresas de telefonia
celular mostra que o acesso à rede de internet móvel é o principal
problema do setor. O relatório, que será divulgado nesta quarta-feira
(6).
O resultado desse
levantamento leva em consideração dados recolhidos de agosto a outubro
de 2012 e serve apenas para acompanhamento da Anatel. Na prática, as
empresas não podem ser punidas pelo descumprimento porque só em dezembro
de 2012 elas passaram a ser obrigadas a obedecer à meta estabelecida.
De
acordo com o relatório, nenhuma das quatro grandes operadoras do país –
Oi, Claro, TIM e Vivo –, cumpre a meta estipulada pela agência, de
cerca de 98% de sucesso nas tentativas de conexão à rede de dados. O
resultado mostra que a rede das empresas não suportava a demanda dos
clientes por acesso à internet móvel.
O acesso à rede de dados foi
o único dos quatro indicadores acompanhados pela Anatel que as empresas
não cumpriram. Nos outros três – acesso à rede de voz (sucesso nas
tentativas de fazer chamadas), queda de chamadas e queda de conexões de
internet móvel –, as quatro operadores estão dentro das metas.
Resultado das empresas
No caso da Claro, o índice de acesso dos clientes à rede de internet estava dentro da meta em agosto, mas caiu para cerca 93% em setembro e, em outubro, voltou a subir para cerca de 96%, mas ficou abaixo do estabelecido pela agência.
No caso da Claro, o índice de acesso dos clientes à rede de internet estava dentro da meta em agosto, mas caiu para cerca 93% em setembro e, em outubro, voltou a subir para cerca de 96%, mas ficou abaixo do estabelecido pela agência.
Os dados relativos à Oi mostram que a
empresa ficou abaixo da meta durante todo o trimestre, com índice médio
de cerca de 96%. Já a TIM tinha cerca de 96% de sucesso nas conexões de
dados durante agosto e setembro, mas caiu para cerca de 95% em outubro.
Segundo
o levantamento da Anatel, o pior desempenho foi da Vivo, que registrou
índice de cerca de 93% entre setembro e outubro (o relatório não
apresenta o número de agosto para a operadora).
Suspensão de chips
A Anatel passou a acompanhar o índice de qualidade do serviço das operadoras de telefonia celular no ano passado, devido ao aumento das reclamações de clientes dessas empresas.Em julho de 2012, a agência chegou a suspender a venda de chips da Claro, Oi e TIM nos estados em que cada empresa era campeã de queixas. As vendas só foram autorizadas depois que as empresas se comprometeram a realizar investimento na melhoria de suas redes e no atendimento dos usuários.
A Anatel passou a acompanhar o índice de qualidade do serviço das operadoras de telefonia celular no ano passado, devido ao aumento das reclamações de clientes dessas empresas.Em julho de 2012, a agência chegou a suspender a venda de chips da Claro, Oi e TIM nos estados em que cada empresa era campeã de queixas. As vendas só foram autorizadas depois que as empresas se comprometeram a realizar investimento na melhoria de suas redes e no atendimento dos usuários.
O objetivo
do acompanhamento, que vai durar dois anos e terá relatórios trimestrais
para acompanhamento da população, é verificar os problemas apresentados
pelo setor e exigir das empresas solução para eles.
Reclamações
Em dezembro, a Anatel já havia divulgado dados preliminares do relatório que apontavam que aTIM continuava líder em número de reclamações de clientes, mesmo após a medida cautelar que suspendeu a venda de chips da empresa, além de Claro e Oi.
Em dezembro, a Anatel já havia divulgado dados preliminares do relatório que apontavam que aTIM continuava líder em número de reclamações de clientes, mesmo após a medida cautelar que suspendeu a venda de chips da empresa, além de Claro e Oi.
De acordo com a agência, em outubro,
três meses depois da suspensão, a TIM foi alvo de pouco mais que 3.500
reclamações de clientes que procuraram o call center da Anatel. Apesar
de ainda ser o maior entre as três operadoras, o número de queixas caiu
em relação julho, quando foram registradas mais de 4.000.
A Claro
teve 2.000 reclamações em outubro, pouco abaixo do que havia sido
verificado em julho. Já as queixas de usuários contra a Oi caíram de
pouco mais de 1.500 em julho para pouco mais de 1.000 em outubro.
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