quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Taxa ao consumidor volta a cair e está em seu menor nível desde 1995

A média geral das taxas de juros ao consumidor tiveram leve redução em janeiro, saindo de 5,44% ao mês de dezembro para 5,43% mensais. Trata-se da menor taxa desde 1995, segundo a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Dentre seis linhas de crédito pesquisadas pela entidade, apenas a de financiamento de veículos mostrou alta.
A menor taxa básica de juro (Selic), em 7,25% ao ano desde outubro, e a maior competição entre os bancos, iniciada pelas instituições financeiras públicas por pressão do governo em abril do ano passado, explicam o menor patamar das taxas nas operações de crédito ao consumidor, de acordo com a Anefac.
Para os próximos meses, Miguel de Oliveira Ribeiro, responsável pela pesquisa da Anefac, espera novas reduções nos juros ao consumidor. De acordo com a pesquisa, os juros do comércio e do cheque especial foram os que levaram a média geral para baixou, já que as taxas do cartão de crédito e do empréstimo pessoal em bancos e financeiras não tiveram alteração e a de financiamiento de veículos subiu.
— A nossa expectativa é de que as taxas de juros voltem a ser reduzidas nos próximos meses por conta da melhora da economia, pela maior competição no sistema financeiro, bem como com a expectativa de redução dos índices de inadimplência — afirmou.
Às pessoas jurídicas a média geral das taxas de juros não teve alteração e segue nos mesmos 3,07% ao mês registrados em dezembro. Das três linhas de crédito pesquisadas, uma se manteve inalterada (desconto de duplicatas), uma foi reduzida (conta garantida) e uma foi elevada (capital de giro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário