quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Olha o carnaval aí, gente!

Está chegando a hora da folia! O carnaval é a época do ano mais esperada por muitas pessoas, ávidas por trocar os cansativos dias de trabalho pelos quatro dias do reinado de Momo. Mas, cuidado! Nossa maior festa popular esconde muitas armadilhas, com as quais o consumidor deve estar atento.
Que tal sair de pierrô, colombina ou arlequim? E as crianças? Não faltam índios, odaliscas, piratas e princesas. Há fantasia para todos os gostos e todas as idades. Lembre-se que essas vestimentas, como qualquer outra, deve apresentar a etiqueta com as características têxteis do produto como sua composição, tratamento de cuidado para conservação e identificação do tamanho.
Essa é uma preocupação do Inmetro para que você não compre gato por lebre. Nesta época do ano, os preços sobem sem que haja uma relação com a qualidade dos tecidos. Verifique se o que está comprando é mesmo aquilo que o vendedor lhe falou. Além disso, saber a composição ajuda a evitar reações alérgicas a determinado tipo de tecido, especialmente no caso das crianças.
Os pequenos, inclusive, têm fantasias próprias, por isso jamais compre uma fantasia de adulto para que uma criança vista. Nas embalagens das fantasias infantis, há a indicação sobre a idade ideal do usuário, composição e, claro, o selo do Inmetro.
Agora que você está fantasiado, vai querer completar sua indumentária com acessórios diversos. Muitos deles, como máscaras e brinquedos infantis, devem apresentar o selo do Inmetro. Máscaras, por exemplo, podem causar asfixia e outros brinquedos podem ter peças pequenas que podem ser engolidas. Assim, verifique a faixa etária à qual o produto se destina e lembre-se sempre de procurar o selo do Inmetro na embalagem, ele é a certeza de que o produto não oferece risco aos usuários.
Então é hora de ir pular o carnaval na rua! Não se esqueça de passar seu protetor solar e hidratar-se muito bem. Tenha atenção ao comprar garrafinhas de água mineral: não permita que o vendedor abra sua garrafa. É importante verificar se o lacre da tampa não foi violado ou apresente marcas de reutilização. Em caso de dúvida, não compre ou dê preferência às águas minerais gasosas, mais difíceis de sofrer adulteração.
Como pular carnaval cansa as crianças, deixe-as descansar na sombra um pouco. Mas verifique bem a segurança das cadeiras. Cadeiras plásticas adultas devem ter o selo do Inmetro e as infantis foram testadas há pouco tempo pelo Programa de Análise de Produtos (confira aqui). Aquelas espuminhas artificiais, muitas vezes irritantes, devem ser evitadas a todo custo. Em muitos lugares, sua venda já está proibida, por isso, atenção!
No cair da noite, quem sabe o que acontecerá? Antes de se empolgar e aproveitar as paixões de carnaval, lembre-se de que proteção é fundamental e sexo só com camisinha. E que qualquer camisinha deve ter o selo do Inmetro, mesmo aquelas distribuídas no carnaval por Ongs ou patrocinadores de eventos. Assim, você passa um carnaval só de alegrias, com segurança e responsabilidade. E um último conselho: deixe o carro em casa, use o transporte público. Mas, se for dirigir, não beba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário