quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ANS suspende planos de saúde a partir de sexta-feira


A Agência Nacional de Saúde (ANS) começa hoje a notificar 26 operadoras de planos de saúde sobre a suspensão, a partir de amanhã, da comercialização de 246 produtos que tiveram problemas de atendimento ou de negativa de cobertura ao consumidor. Segundo o diretor-presidente da ANS, André Longo, a decisão foi tomada após a Advocacia Geral da União (AGU) e um grupo técnico da agência analisarem a sentença proferida, ontem, pelo desembargador federal Aluisio Mendes, da 5ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região.

VEJA TAMBÉM
Justiça nega liminar à ANS e mantém proibida suspensão de planos saúde
ANS tira do ar lista com 212 planos de saúde suspensos
ANS entra com recurso na Justiça para manter suspensão de planos
Planos de saúde: 6.550 reclamações em seis meses
O ranking dos planos com mais reclamações no Procon-SP
ANS vai recorrer de decisão da Justiça que suspendeu punição a planos de saúde
A decisão judicial de ontem foi referente a um recurso da ANS contra uma liminar concedida pelo TRF, em 20 de agosto. Na ocasião, o tribunal acatou pedido Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde) e impediu a suspensão, pela ANS, de 136 planos de seis operadoras (Amil, Amico, Dix, Medial Saúde, SulAmérica e Excelsior), filiadas à federação.

A Fenasaúde argumentou, no pedido de liminar obtido no TRF, que a ANS contabiliza como pontos negativos, para suspender os planos, reclamações de consumidores que ainda estavam em diligência, ou seja, sob análise da agência. O desembargador acolheu esta argumentação. Apesar de o próprio TRF e a Fenasaúde terem informado que a sentença proferida ontem mantinha a validade da liminar, a ANS interpretou a decisão de outra forma. Para a agência, na decisão, o desembargador reconheceu que a ausência de resposta pode ser considerada como ponto negativo na avaliação de atendimento. E, segundo a ANS, a falta de entrega de documentos pelas operadoras em processos que ainda estão em análise pode ser considerada uma “não resposta”.
— O desembargador diz que as reclamações que são alvo de diligência só poderiam ser contabilizadas em dois casos: de não resposta e não apresentação de documentação comprobatória. Das 4.512 reclamações procedentes dessas 26 operadoras, 916 foram para diligência, parte está sem resposta e outra sem documentação minimamente condizente, que nos permita fazer a análise, ou seja, é uma não resposta. Por este ponto de vista, consideramos que a decisão nos permite manter a suspensão dos planos — destacou Longo.
Na avaliação de Guilherme Valdetaro, um dos advogados da Fenasaúde, a visão da ANS a respeito da decisão de ontem da Justiça é equivocada. A federação, informa Valdetaro, analisa medidas cabíveis, caso a agência ponha em prática a suspensão:
— A questão de não existir documentação adequada, no entendimento da ANS, não pode ser computada de acordo com a decisão judicial. O desembargador não acolheu o argumento total da agência como foi apresentado. Caso a ANS mantenha a suspensão dos planos, estará violando uma decisão judicial. Estamos estudando as medidas cabíveis, pois inegavelmente a vitória foi das empresas e a liminar está mantida — afirma o advogado.
Fonte: O Globo - Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário