A Fundação Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) divulgou, nesta quinta-feira (22), o ranking dos planos de saúde que receberam mais reclamações no primeiro semestre de 2013.
O segmento ocupou o sexto lugar entre os mais reclamados pelos consumidores, com mais de 6.500 atendimentos registrados na fundação entre pedidos de orientação e queixas contra a operadora ou administradora de benefícios.
O Grupo Amil, que engloba os planos Amil, Amico, Diz e Medial, lidera entre os mais reclamados, com mais de 517 queixas entre janeiro e junho. Porém, no índice de solução, o grupo tem 75% de casos resolvidos. Neste quesito, a Universal Saúde Assistência Médica, 8ª posição, teve o pior desempenho, com 58% das soluções de problemas. Confira a lista abaixo:
Posição | Fornecedores | Total de reclamações | Índice de solução |
---|---|---|---|
*Procon-SP | |||
1 | Grupo Amil (Amil, Amico, Dix e Medial) | 517 | 75% |
2 | Qualicorp Administradora de Benefícios | 176 | 69% |
3 | GreenLine Sistema de Saúde | 141 | 87% |
4 | Unimed Paulistana Soc. Coop. de Trabalho Médico | 126 | 75% |
5 | SulAmérica Companhia de Seguro Saúde | 82 | 70% |
6 | Intermédica Sistema de Saúde | 58 | 88% |
7 | Somel Sociedade para Medicina Leste | 51 | 71% |
8 | Universal Saúde Assistência Médica | 50 | 58% |
9 | Bradesco Saúde | 45 | 62% |
10 | Golden Cross Assistência Internacional de Saúde | 33 | 70% |
Principais problemas
Segundo o Procon-SP, o maior problema enfrentado pelos consumidores no primeiro semestre foi com a cobertura nos contratos de saúde, motivo de 56% das reclamações. O reajuste por alteração de faixa etária e anual, sem previsão contratual, aparece em seguida, responsável por 12%. A rescisão, não cumprimento da oferta e problemas relativos à emissão de boletos e carteirinhas tiveram, respectivamente, 11%, 8% e 2% das reclamações.
Procurada pelo Portal InfoMoney, a Golden Cross informou por meio de nota que atua de acordo com as normas determinadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde) e acrescentou que "vem trabalhando na ampliação de sua rede e no credenciamento de novos médicos e hospitais."
A Bradesco Saúde disse que as reclamações registradas no Procon-SP correspondem a 0,003% do total de clientes da seguradora do estado de São Paulo e que "prioriza a contínua melhoria" do atendimento aos seus segurados.
Já a Unimed Paulistana informou que está trabalhando para produzir resultados positivos e acrescentou que, em comparação ao ranking anterior, ela caiu uma posição. "Nossos números representam menos de um quarto do primeiro", disse em nota.
Por nota, a GreenLine informou que a quantidade de reclamações do Procon correspende a 0,03% da quantidade total de seus beneficiários. "A GreenLine foi a única operadora de plano de saúde que cumpriu o plano de metas, atingindo índice superior ao acordado para solução dos casos registrados logo no primeiro atendimento."
A Amil também considerou seu total de beneficiários, de 6,3 milhões, e se atentou ao fato de que 75% das reclamações foram finalizadas. "Trabalhamos arduamente para garantir a prestação de serviços médicos de excelência aos nossos clientes, tratando cada reclamação como um indicador de melhoria continua nos nossos processos."
A SulAmerica informou que o volume de reclamações foi reduzido em 17% em relação ao primeiro semestre de 2012.
A Qualicorp e Intermédica não se posicionaram até o fechamento desta matéria e a Universal e Somel não foram encontradas para comentar sobre o assunto.
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