A rápida adoção de smartphones e tablets no Brasil está cada vez mais redefinindo o comportamento do consumidor e inaugurando o que pode ser chamado de "o novo contexto multi-telas". Uma pesquisa inédita encomendada à Ipsos pelo Google Brasil revela que hoje mais de 30 milhões de usuários consomem mídia em três diferentes telas no País - quase o dobro quando comparado à França (19M) ou Reino Unido (16M).
Essa tendência está trazendo uma nova configuração no consumo de mídia e também um caminho de compra ainda mais complexo: com quase 7 em cada 10 usuários brasileiros usando TV e smartphones ao mesmo tempo, assistir TV não é mais uma atividade que demanda atenção exclusiva.
Dimensão do fenômeno:
• 63 milhões de brasileiros usam pelo menos duas telas diariamente (TV + computador);
• 30 milhões de brasileiros usam três telas (TV + computador + smartphone);
• A penetração de smartphones cresceu 86% em relação a 2012, chegando a 26%; enquanto a adoção de tablets cresceu 300%.
Transformações na mídia:
• A maior parte da exposição à mídia é por meio de telas (69%), sendo o computador o que tem a maior média semanal (26 horas), seguido da televisão (19 horas) e smartphones (13h)
• O deslocamento entre as telas pode ser simultâneo ou sequencial. O comportamento do brasileiro é mais simultâneo, sendo a TV a tela consumida de forma mais simultânea:
§ metade da população online (52%) assiste TV e acessa a internet ao mesmo tempo;
§ 68% dos muti-telas assistem TV e interagem com smartphone simultaneamente.
Impacto no consumo:
• 27% dos usuários multi-telas já fazem compra online no Brasil;
• Mais de 30% deste grupo usa mais de um dispositivo para concluir a compra.
Segundo Maria Helena Marinho, diretora de pesquisas do Google para América Latina, "em vez de ter sessões online, estamos entrando em uma era de conectividade constante, a qualquer hora, em qualquer lugar". Isto também significa transformações nos negócios: "Para marcas e empresas, isto significa uma necessidade de estar presente de maneira consistente e adequada, em todas as telas, para garantir ao usuário uma experiência prazerosa e coerente", completa.
A pesquisa encomendada à Ipsos ouviu 1.300 pessoas, entre maio e junho deste ano.
Fonte: Uol - Consumidor Moderno
Nenhum comentário:
Postar um comentário