segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Preços da Copa estão na mira dos Procons


Os Procons das 12 cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo, em 2014, estão realizando pesquisas mensais de preços em diversos setores ligados ao turismo, com o objetivo de coibir o abuso durante o evento, revela a titular da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon-MJ), Juliana Pereira. Há cerca de um ano a Embratur, por sua vez, colhe quinzenalmente preços de diárias de hotéis em dez capitais e os compara com os de outras dez localidades no exterior, para verificar se há tendência de alta abusiva no Brasil. O estudo permitirá a negociação do governo com os empresários e evitar casos como os relatados durante a Rio+20, no ano passado, quando os preços das diárias dos hotéis explodiram e o governo precisou intervir para que voltasse a padrões aceitáveis. Como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) proíbe o tabelamento de preços na hotelaria, o governo aposta no diálogo para impedir exageros.
Quem vier para a Copa das Confederações, que começa neste sábado, já vai se beneficiar deste programa. Na última quinta-feira, os ministério da Justiça e do Turismo se reuniram com as principais instituições que representam o setor e definiram que as tarifas estabelecidas pela Match Services, empresa oficial da Fifa para assuntos relacionados a acomodações nos campeonatos mundiais de futebol, servirão de base para governo e população identificarem eventuais excessos nos preços de hospedagem durante o evento. Os hoteleiros se comprometeram a divulgar, nos próximos dias, os patamares aceitáveis para as tarifas.
— Pedimos aos empresários que fiscalizem os preços praticados pelo setor. É de interesse deles que a esperteza de uns não prejudique a imagem de todos. Precisamos receber bem o turista e cobrar preços justos, pois é isso que vai fazer com que ele volte mais vezes — disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Sedes da Copa terão Câmara Técnica
A titular da Senacon defende que a melhor forma de coibir a prática é expor o nome dos fornecedores que praticarem excessos:
— A liberdade econômica e de mercado devem ser garantidas, mas não podemos ser oportunistas. Mais do que aplicar multa ou sanção, vamos trabalhar para expor essas marcas e serviços que abusarem do consumidor, já que para eles a exposição do nome é muito valiosa.
Enrico Fermi Torquato Fontes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), considera a Copa do Mundo o momento de maior visibilidade da história para a hotelaria brasileira. Por isso, diz, não quer fazer feio:
— Não vamos permitir que sejam praticados preços fora do parâmetro aceitável pelo mercado. Nunca estivemos por tanto tempo, e com tamanha visibilidade, na vitrine mundial. Não podemos desperdiçar a chance de agradar aos turistas.
Estas ações devem ganhar reforço em breve. A primeira reunião do Comitê de Consumo e Turismo, instituído pela presidente Dilma Rousseff para aprimorar o atendimento ao consumidor turista nos grandes eventos mundiais, está prevista para ocorrer em dez dias, diz Juliana. O comitê, criado pensando nos 600 mil estrangeiros e outros três milhões de brasileiros que devem circular pelo país durante a Copa do Mundo, é formado por representantes dos ministérios da Justiça, do Turismo e da Saúde, da Embratur, da Agência Nacional de Avião Civil (Anac), da Infraero, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Juntos, eles vão articular ações de prevenção a conflitos de consumo e implementar mecanismos de atendimento rápido ao turista, a exemplo do projeto-piloto que já funciona numa parceria entre os Procons dos estados do Rio e de São Paulo e os governos de Uruguai e Venezuela. Ao ter um problema de consumo, o turista destes dois países em visita ao Brasil pode entrar nos sites destes órgãos e preencher um formulário. Com o documento, a entidade buscará acordo imediato. Se não conseguir, abrirá uma reclamação.
Também será criada, em cada uma das 12 sedes da Copa, uma Câmara Técnica de Consumo e Turismo. A cidade do Rio e o estado do Ceará já contam com uma cada. No Rio, a Câmara Técnica Municipal foi criada em parceria com o Procon Carioca. O grupo é formado por membros da Secretaria de Proteção de Defesa do Consumidor, Secretaria de Ordem Pública, Vigilância Sanitária, Riotur, Defesa Civil e Coordenadoria das Relações Internacionais. A secretária municipal de Defesa do Consumidor, Solange Amaral, afirma que foram estabelecidas três frentes de trabalho: o atendimento trilíngue ao turista por meio de um canal exclusivo, que funcionará 24h operado por 18 atendentes; a distribuição de 200 mil cartilhas sobre direitos do consumidor, nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa; e a estruturação de um grupo de ação rápida, que poderá ser acionado em situações de emergência e problemas de consumo envolvendo grupos de turistas. A princípio, as ações são para atendimento na Copa das Confederações e na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 23 a 28 de julho no Rio.
— Vamos avaliar qual será o resultado deste tripé de ações durante estes dois eventos e fazer ajustes para a Copa do Mundo — diz Solange.
O atendimento trilíngue será feito pela equipe do telefone 1746 a partir desta quarta-feira. Os 18 operadores que se revezarão no atendimento 24h receberam treinamento para atender aos estrangeiros.
Quiosques para orientação nos aeroportos
Estas ações terão o reforço do trabalho do Procon-RJ, que, em parceria com a a Companhia de Turismo do Estado do Rio (TurisRio), instalará três quiosques para atendimento ao consumidor turista no Santos Dumont, no Galeão e na rodoviária da capital fluminense. O atendimento será feito durante 24h nos três dias de jogos da Copa das Confederações no Rio — 16, 20 e 30 deste mês — e durante toda a Jornada Mundial da Juventude. Para a Copa, em julho do ano que vem, há a possibilidade de estas estruturas serem estendidas a pontos turísticos como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, diz a secretária estadual de Promoção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Cidinha Campos.
A cada um dos quiosques o Procon-RJ irá deslocar um atendente bilíngue e um advogado. Eles terão canais diretos de comunicação com o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio (Sindirio) e com as quatro maiores operadoras de telefonia (Claro, Oi, TIM e Vivo), tendo em vista que o órgão acredita que a maior parte da demanda de atendimentos deverá estar relacionada a estes dois setores. Para a Jornada Mundial da Juventude, as duas vans de atendimento móvel do Procon-RJ serão deslocadas para Copacabana e Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, durante os dias de evento nestes bairros. O órgão também prepara 50 mil folders com os direitos dos consumidores em bares, hotéis e restaurantes que começam a ser distribuídas esta semana. 
— São orientações básicas, como o direito do consumidor à água filtrada gratuita, mas que fazem a diferença no atendimento — diz Cidinha.
Outros serviços para facilitar a vida
Troca de moeda: O Banco Central (BC) lançou um aplicativo para ajudar os turistas a localizar, por meio de smartphones e tablets, cerca de 12 mil pontos de atendimento de instituições credenciadas para trocar moeda no país. O “Câmbio Legal” está disponível para download gratuito na App Store e no Google Play.
Fonte: O Globo - Online

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