quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Colesterol alto atinge mais de 70 milhões de brasileiros: exercícios e dieta ajudam a controlar


Salmão com legumes: alimentos saudáveis são fundamentais para o controle do colesterol
Vista como a grande causadora do colesterol alto, a alimentação rica em gorduras não é a única vilã da saúde das artérias. Para algumas pessoas, a genética tem forte influência no aumento da substância no sangue. Entretanto, como tal fator é imutável, manter uma dieta adequada associada a exercícios físicos continua sendo a melhor arma contra o problema para cerca de 77 milhões de brasileiros — segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) — neste Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado hoje.

Importante para a produção de hormônios, de vitamina D e de membranas celulares, entre outras funções, o colesterol, em excesso, provoca a aterosclerose — doença caracterizada pelo entupimento de vasos sanguíneos por placas de gordura. Infartos, derrames , disfunções sexuais ou hormonais e envelhecimento precoce do cérebro são consequências do problema.
De acordo com o clínico geral e cardiologista Eduardo Duarte, coordenador de check-up no Centro de Medicina Nuclear da Guanabara, recomenda-se que o nível total de colesterol seja menor do que 200mg/dl.

— Para a fração boa, o HDL, o desejável é que esteja acima de 40mg/dl. Para a fração ruim, o LDL, o desejável é abaixo de 160mg/dl — alerta o médico.
 

Fonte: Extra - online

Nenhum comentário:

Postar um comentário