terça-feira, 20 de agosto de 2013

Copa 2014: Cartilha da Proteste orienta torcedores sobre direitos durante o evento


Ingressos poderão ser entregues em endereço indicado pelo torcedor, diz Fifa
Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo
Ingressos começam a ser vendidos nesta terça-feira no site da Fifa.
Federação diz que sistema on-line foi reforçado para evitar problemas ocorridos na Copa das Confederações

Ingressos poderão ser entregues em endereço indicado pelo torcedor.
No mesmo dia em que a Fifa inicia a venda de ingressos para a Copa do Mundo de 2014, a Proteste — Associação de Consumidores e a Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman (ABO) lançam uma cartilha com orientações sobre os direitos do torcedor. A publicação virtual oferece dicas objetivas sobre a compra de bilhetes e outros produtos, além da contratação de serviços durante o evento mundial.
A partir de 12 de junho de 2014, quando começam os jogos, o país receberá em torno de 600 mil turistas estrangeiros. E três milhões de brasileiros vão se deslocar entre as 12 cidades-sede e demais polos turísticos. “Para quem virá de fora, a cartilha apresenta um pouco da cultura local, na seção Brasil de A a Z”, destaca a Proteste.
Cuidados com alimentação, aluguel de veículos, câmbio, cartão de crédito, hospedagem, compra de ingressos, passagens aéreas, telefonia móvel e transportes são alguns dos temas abordados na Cartilha da Copa 2014. Há também informações sobre a quem recorrer em caso de problemas.
Os ingressos para a Copa do Mundo 2014 começaram a ser vendidos as 7h desta terça-feira. A venda só está sendo realizada pelo site da Fifa e os interessados terão que criar uma conta de usuário no portal da federação. Serão colocados à venda, nesta primeira fase que termina em 10 de outubro, cerca de 1 milhão de bilhetes — sendo 300 mil exclusivos para brasileiros. Os preços variam de R$ 30 a R$ 1.980, dependendo da localização das cadeiras e da fase dos jogos.
Depois dos problemas de sobrecarga do sistema on-line e das dificuldades para a retirada dos ingressos pelos torcedores na Copa das Confederações, a Fifa modificou o esquema de venda para os jogos, reforçando o sistema on-line e alterando prazos e locais para entrega dos ingressos.
Segundo o diretor de Marketing da entidade, Thierry Weild, os torcedores terão um mês e meio para fazer a solicitação dos ingressos e, em seguida, haverá um período de sorteio aleatório. Com isso, “todos terão a mesma chance”, explicou. Quando se cadastrar no site da Fifa, o torcedor vai indicar os jogos e a categoria de assento que deseja.
Weild também destacou, durante entrevista coletiva na segunda-feira, em São Paulo, que o sistema on-line foi reforçado para suportar o tráfego. “Fizemos testes após testes e estamos tranquilos. Vamos ter que ver, no entanto, como o Brasil se comporta”, disse Weild.
Torcedor poderá receber ingresso em casa
A Fifa anunciou ainda que serão abertos mais locais de distribuição de ingressos. Esses centros de distribuição também serão abertos mais cedo, a partir do dia 15 de abril. Existe também a possibilidade de que sejam colocados pontos de entrega nos aeroportos.
Outra novidade será a entrega dos ingressos no endereço escolhido pelo torcedor. De acordo com Thierry Weild, neste caso, o titular da compra terá que indicar no ato da reserva dos ingressos no site o interesse em receber os ingressos em casa. No momento em que a compra for concretizada, após 10 de outubro, o torcedor vai confirmar essa preferência. Pessoas que tiverem direito à meia-entrada (idosos, estudantes e beneficiários do Bolsa Família), no entanto, não poderão fazer essa escolha.
A segunda fase de vendas ocorrerá de 8 de dezembro de 2013 a 30 de janeiro de 2014. De dia 15 de abril a 13 de julho do ano que vem, será possível comprar ingressos de última hora, de acordo com a ordem de procura. O calendário de vendas e o guia do torcedor estão disponíveis no site da Fifa.
Fonte: O Globo - Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário