quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Procon-SP divulga lista de 10 planos de saúde com mais registros de reclamações


Reprodução de Internet Foto: Agência O Globo
A Fundação Procon-SP divulgou nesta quinta-feira o ranking dos dez fornecedores da área de saúde que mais causaram reclamações no primeiro semestre deste ano. Segundo o órgão, o segmento ocupou o sexto lugar entre os mais reclamados, com 6.550 atendimentos, entre pedidos de orientação e queixas contra a operadora ou administradora de benefícios.
Das dez empresas citadas pelo Procon-SP, duas (Amil e SulAmérica) também constam da lista de operadoras que tiveram a venda de planos suspensa pela Agência Nacional de Saúde (ANS), mas foram beneficiadas por liminar da Justiça que atendeu à ação da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde).
O diretor executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes, afirma que o custo é muito alto para o consumidor e o retorno, muitas vezes, difícil.
— Passados 15 anos do marco regulatório do setor, com a edição da Lei nº 9.656/98, continuam os sérios problemas de acesso aos serviços médicos assistenciais e de aplicação de elevados índices de reajuste, com especial vulnerabilidade dos consumidores de planos coletivos, que não contam com adequada proteção da legislação e da própria agência.
Entre os problemas enfrentados pelos consumidores que procuraram o Procon-SP estão:
- Cobertura assistencial: demora em autorizar procedimentos; negativa total ou parcial de cobertura ou reembolso quer seja com base no Rol de Procedimentos editado pela ANS, quer com base em discutíveis cláusulas contratuais de exclusão ou em interpretações unilaterais (alegação de preexistência de doença/urgência e emergência)
- Rede assistencial: impossibilidade de marcação de consultas ou exames; não cumprimento de prazos máximos para atendimento (consultas, exames, cirurgias); alterações na rede credenciada; imposição de restrições ao direito de escolha, garantido contratualmente
- Reajustes de faixa etária em desrespeito ao estatuto do idoso; reajustes com base em índices de sinistralidade; aposentado ou demitido - dificuldades na manutenção do plano;
- Cancelamento do plano sem prévia notificação; erros no boleto; atrasos no envio de boletos ou carteirinhas e guia médico; multa excessiva por atraso nos pagamentos; cobranças após rescisão do contrato, entre outros. Neste item, continuamos a destacar a empresa Qualicorp, que atua como administradora de benefícios em planos coletivos, que passou a ocupar a segunda colocação do ranking e contra a qual foram computadas 176 queixas no período.
Segundo o Procon-SP, os grupos Unimed Paulistana, Amil e Greenline foram convocados para apresentar um Plano de Metas ao Procon-SP, para reduzir o número de queixas e aumentar a solução dos casos já registrados no órgão. Ainda de acordo com o órgão, as três empresas comprometeram-se a alcançar solução de 80% dos casos registrados logo no primeiro atendimento.
Confira aqui a lista de empresas divulgada pelo Procon-SP.

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