sexta-feira, 30 de agosto de 2013

“Salve” alimentos que passam do ponto e utilize-os integralmente contra o desperdício

O arroz queimou e seus convidados para o jantar já estão chegando. Não precisa se desesperar. Basta tirar uma colher do arroz, espalhar sobre a pia, colocar a panela em cima desse arroz e espetar uma faca no meio dos grãos cozidos que ficaram na panela. Parece simpatia, mas não é. O chef da rede Hirota, Luís Antonio Cruz, explica que o vapor sai pela fenda entre a faca e o arroz, levando com ele o cheiro de queimado.

O chef também ensina a salvar arroz que passou do ponto no sal. "Antes de a água do cozimento secar, coloque três folhas de alface sobre os grãos e abaixe o fogo. O vegetal absorve o sal em excesso", garante.
E se o óleo esquentou demais para a fritura, basta jogar uma cebola dentro, que ele volta ao ponto ideal. Para não correr o risco de queimar o leite que precisa ferver, a recomendação do chef Luís é passar uma fina camada de manteiga no fundo da panela.
Para que o louro não amargue o feijão, a folha do tempero tem de ser colocada na água do cozimento, nunca refogada com o alho e a cebola. Quando o feijão estiver pronto, o louro deve ser retirado, para não azedar o alimento. 
E para tirar o cheiro do alho das mãos? A dica é simples. Depois de manipular o tempero, lave as mãos em água corrente, sem esfregá-las nem usar sabão. Com isso, o alho não entra nos poros e o cheiro não fica nas mãos.
E como fritar um bife deixando-os suculento por dentro e dourado por fora? Basta selar a carne, sem tempero, antes de continuar a fritura. Usando pouquíssimo óleo, coloque o bife na frigideira bem quente e vire-o imediatamente, salpicando sal na parte 'selada'. Repita a operação do outro lado e dê prosseguimento à fritura.

Outras dicas
Além das informações do chef, outras dicas podem ajudar a otimizar o conteúdo da sua geladeira, aprenda algumas, segundo informações da ONG Banco de Alimentos e de receitas populares de donas de casa do Brasil:
Para as frutas que passaram do ponto, mas não estragaram, a solução é usá-las em doces, o cozimento pode ajudar a conservá-las e aumentar sua vida útil.
Folhas de cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora e rabanete não precisam ser jogadas no lixo. Podem ser refogadas e preparadas como outras folhas, como espinafre e couve.
Sobras de arroz com algum tempo podem virar bolinhos, arroz de forno ou risotos.
Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados como recheios de tortas, patês ou em escondidinhos.
As cascas da batata, mandioquinha, nabo, cenoura ou beterraba,  podem ser assadas ou fritas em óleo quente e servidas como aperitivo
Fonte: Uol - Consumidor Moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário