sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Aprenda a escolher seus pneus e otimize o desempenho do carro

Os pneus são alguns dos itens mais importantes para a segurança de quem anda em um veículo. Com tantos modelos e tamanhos no mercado, fica difícil escolher qual é o pneu mais adequado para o carro quando precisamos trocá-los. Alguns fatores precisam ser levados em consideração na hora de escolher o ideal.
Algumas dicas podem ajudar a escolher os pneus com maior assertividade:
É imprescindível checar o manual do veículo e verificar qual a medida e o índice de carga e velocidade do pneu do seu carro. No pneu também é possível fazer a leitura das características do produto. Em sua lateral, existe uma inscrição composta por números e letras, que se referem à medida, tipo de construção, índice de carga e símbolo de velocidade do pneu.
O recomendado é que o pneu tenha as mesmas características do original definido entre fabricante e montadora ou que a diferença do diâmetro externo não ultrapasse 3% em relação ao original.
Além disso, é preciso que em um mesmo eixo do veículo, os pneus sejam iguais (mesma marca, modelo e medida), pois podem ser fabricados de forma diferente e com componentes que interfiram no comportamento do veículo. Pneus de dimensões diferentes não devem ser montados no mesmo veículo, a não ser em casos nos quais o veículo já vem de fábrica com medidas diferentes nos 2 eixos, como ocorre com alguns modelos super-esportivos.
Colocar medidas e modelos diferentes dos indicados pela montadora do veículo pode ser um risco para o condutor e passageiro. Os pneus estão entre os itens de segurança mais importantes de um carro e escolher corretamente o modelo indicado garante a estabilidade do carro e frenagens mais seguras.
Fonte: Uol - Consumidor Moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário