A Vigilância Sanitária do estado de São Paulo determinou a suspensão de comercialização e o recolhimento do lote 2K04, com vencimento em janeiro de 2014, do produto Tomato Ketchup, da marca Heinz. A medida foi adotada após testes terem identificado pelo de roedor no produto, que está impróprio para consumo. O fabricante tem prazo de 30 dias para recolhê-lo do mercado.
A Proteste — Associação de Consumidores já havia identificado o mesmo problema em testes próprios no lote 2C30. Na ocasião, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi comunicada do problema pela entidade. O órgão, então, inspecionou a Coniexpress, importadora e distribuidora do produto, que é produzido na mexicana Delimex, e reprovou um outro lote, o 2C31.
— Comunicamos à Anvisa e a Vigilância Sanitária em fevereiro sobre os testes no ketchup Heinz. Eles não encontraram mais o lote em que identificamos o problema, o que indica que todo ele foi consumido. Por isso, analisaram outros e acharam a mesma falha. É um produto impróprio para consumo, pois o rato é um vetor de doenças — afirma a coordenoradora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci.
Desta vez, os testes foram feitos no Instituto Adolfo Lutz de Santo André no por determinação da Vigilância Sanitária de São Paulo. Devido ao resultado, a Proteste informou que vai solicitar a imediata inspeção do importador e distribuidor do produto Heinz vendido no Brasil.
Na avaliação feita no início do ano pela Proteste, foram encontrados três pelos de roedor em 100g de amostra do lote 2C30, cuja validade terminou em junho passado.
De acordo com Maria Inês e com as conclusões dos órgãos de vigilância sanitária, os pelos encontrados demonstram que o alimento é impróprio para consumo.
Para a Proteste, há fortes indícios de que haja problemas graves de higiene, além da falta de cuidados mínimos para a fabricação ou acondicionamento do Ketchup Heinz.
Como o produto que apresentou problemas de contaminação é de origem mexicana, fabricado pela Delimex, a Proteste informou os resultados das análises à Associação de Consumidores do México.
Procurada pelo GLOBO, a Heinz Brasil informou por meio de nota que todos os produtos trazidos para o país são produzidos de acordo com as normas sanitárias de seus países de origem, bem como normas internacionais. A empresa acrescentou que os lotes em questão não estão em circulação e que está analisando os aspectos levantados pelo caso.
Fonte: O Globo - Online
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